terça-feira, 27 de novembro de 2012

Os benefícios do vinagre

O vinagre é ingrediente básico de molhos para saladas com baixo teor calórico. Pode também ser usado como conservante para outros alimentos.
Durante séculos, o vinagre era apenas um sub-produto da fabricação do vinho e da cerveja; na verdade, o nome vinagre tem origem na palavra francesa vinaigre, que significa vinho acre.
Embora muitas pessoas ao longo de vários anos concordem com os diversos poderes de cura do vinagre, ele não possui propriedades medicinais. No entanto, confere sabor, fornecendo pouco sódio e poucas calorias.

Todos os vinagres contêm de 4 a 14% de ácido acético. São produzidos em duas fases. Na primeira, levedura ou outros bolores são adicionados com o intuito de transformar os açúcares naturais dos ingredientes básicos em álcool. Na segunda, introduzem-se bactérias que convertem o álcool em ácido acético.

Variedades de vinagre

O vinagre branco destilado é o tipo para fazer picles e outros condimentos. Para ser transformado em um sofisticado vinagre aromatizado, basta adicionar ervas, temperos ou frutas - por exemplo, endro, estragão, hortelã, alho, pimenta em grão, plantas cítricas e framboesa. Você também pode preparar sua própria versão, adicionando ervas ou frutas frescas a vinagres destilados, de cidra ou de vinho. Tampe bem e guarde em local escuro. O ácido acético conserva as ervas e frutas.



Por que o vinagre balsâmico é tão caro?

Deve-se ao seu processo de envelhecimento. O vinagre balsâmico saboroso, escuro e com sabor suave tem origem em Modena, Itália. É considerado por muitos a melhor qualidade de vinagre que existe. É produzido a partir de um tipo de vinho tinto, e as variedades mais apreciadas - e caras - têm de 15 a 50 anos.

Benefícios do vinagre a saúde

Diversos vinagres já foram recomendados para tratamento de artrite, indigestão e outros males. Esses efeitos nunca foram comprovados cientificamente, mas algumas pessoas com artrite garantem que um tônico de vinagre de cidra ou de mel alivia as dores nas articulações.
O vinagre é praticamente desprovido de calorias; portanto, é uma alternativa ideal para molhos gordurosos de saladas. Para reduzir o teor ácido, pode-se misturar o vinagre com suco de laranja ou xarope de frutas e um pouco de óleo.



Cuidado: Alérgicos a bolores podem reagir tanto ao vinagre quanto aos alimentos conservados nele. Os sintomas podem-se manifestar por meio de pruridos, coceira ao redor da boca e possível urticária.

Vinagre: sabor forte

Como líquido conservante, não existe nada semelhante ao vinagre - desde que bem vedado, pode durar uma eternidade. Dê um toque de sabor em saladas com vinagres balsâmicos, de estragão, plantas cítricas, vinho ou xerez.

Fonte: Livro Alimentos Saudáveis Alimentos Perigosos

Nenhum comentário:

Postar um comentário