segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Os benefícios do quiabo

Originário da África, hoje o quiabeiro é encontrado em várias regiões tropicais do planeta. O quiabo é pobre em calorias, rico em amido e tem alto teor de ácido fólico. Meia xícara de quiabo equivale a 50% do ideal a ser consumido. É fonte das vitaminas antioxidantes A e C, B6 e tiamina.  Possuí potássio, um eletrólito que mantém o equilíbrio dos líquidos no organismo, ajuda a transmitir os impulsos nervosos necessários para o bom funcionamento muscular e metabólico. Também possui cálcio, ferro, fósforo, magnésio e cobre.


O sabor ímpar bem como as propriedades espessantes do quiabo fazem dele um ingrediente ideal para ensopados e sopas. À medida que o quiabo cozinha, libera uma substância viscosa que engrossa qualquer tipo de líquido. Isto se deve, em parte, ao alto teor de pectina e de outras fibras solúveis. A pectina ajuda a reduzir os níveis de colesterol, ao interferir na absorção da bile nos intestinos, e ao obrigar o fígado a usar o colesterol que está circulando no sangue para produzir mais bile.
Seu alto teor de fibras solúveis também ajuda a prevenir a prisão de ventre, pois absorvem água e melhoram a consistência do bolo fecal. 
As pessoas que não gostam da viscosidade do quiabo devem tentar prepará-lo no vapor ou apenas escaldá-lo até que fique macio. Não fatie o quiabo antes de cozinhá-lo, pois soltará menos baba se ficar inteiro. Prepare o quiabo junto com um alimento ácido, como o tomate, para evitar que sua consistência fique gelatinosa.

Fonte: Livro Alimentos Saudáveis Alimentos Perigosos

Nenhum comentário:

Postar um comentário