terça-feira, 27 de novembro de 2012

Os benefícios do abacate

Embora seja muitas vezes confundido com um legume, o abacate é uma fruta - a parte reprodutiva da planta. Sua textura suave e seu sabor rico e amanteigado tornam o abacate um ótimo acompanhamento para legumes, carnes e saladas de macarrão. Quando amassado e temperado, também pode ser servido como aperitivo (como guacamole, típico prato mexicano) ou como uma pastinha para rechear sanduíches.
Uma porção de 115 gramas de abacate contém cerca de 200 calorias, e tem mais calorias e gordura do que qualquer outra fruta. Entretanto, como a maior parte da gordura do abacate é monoinsaturada, a fruta não contribui para elevar os níveis de colesterol, diferentemente dos óleos derivados das palmeiras e de outras plantas tropicais.

Quando incluído em refeições ou lanches com baixo teor de gordura, o abacate fornece um grande número de nutrientes importantes. A metade de um abacate médio, cerca de 115 gramas, fornece 500 mg de potássio e mais de 26% da Ingestão Diária Recomendada (IDR) de ácido fólico. Também fornece quase 6% da IDR de ferro, vitaminas C, E e B6. O abacate também é rico em dois fitoquímicos: betasitosterol - importante fitoquímico relacionado aos baixos níveis de colesterol - e glutationa, um antioxidante que pode oferecer proteção contra diversos tipos de câncer.
O abacate deve ser servido cru, pois fica com gosto amargo quando cozido. Mas pode ser acrescentado a pratos quentes já cozidos - por exemplo, salpicada com molho de macarrão condimentado ou fatiado sobre peito de frango grelhado.



A cartilha do abacate

  • O abacate é rico em óleo monoinsaturado, a mesma gordura "amiga" do coração encontrada no azeite de oliva, e tem mais fibras solúveis do que qualquer outra fruta.
  • O abacate é repleto de um fitosterol chamado betasitosterol, que previne a absorção do colesterol pelo intestino.
  • O abacate é popularmente conhecido como pêra-jacaré devido ao formato e à casca áspera das variedades mais comuns. Existem tipos maiores, e sua cor varia de verde-escuro ao carmesim.
  • O abacate apenas amadurece depois de ser colhido da árvore. A fruta completamente desenvolvida pode ficar até seis meses no pé sem estragar. Uma vez colhida, amadurece em poucos dias.
  • O abacate tem mais proteínas do que qualquer fruta - aproximadamente 2 gramas em uma porção de 115 gramas.
  • O abacate é uma boa fonte de ácido fólico, vitamina A, C, E e B6. Também possui potássio, ferro e magnésio.
Fonte: Livro Alimentos Saudáveis Alimentos Perigosos

Nenhum comentário:

Postar um comentário