quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Os benefícios da semente de linhaça


Vantagens no consumo de semente de linhaça

  • A linhaça é uma boa fonte de ácido alfa-linoléico.
  • Contém lignanas.
Desvantagens
  • Mulheres grávidas e amamentando não devem consumir grandes quantidades de linhaça.
  • Pessoas que estão tomando tamoxifeno devem consultar seu médico e/ou ser cautelosas antes de incluir linhaça na sua alimentação.
A semente de linhaça, conhecida como semente do linho, é uma semente pequena carregada com diversos componentes que pode desempenhar um importante papel na alimentação.
A linhaça é uma rica fonte de fibras solúveis. Ajuda a reduzir os níveis de colesterol e, consequentemente, os de doenças cardíacas. Estudos feitos na Universidade de Toronto mostraram que consumir de 25 a 50 gramas de linhaça por dia ajuda a reduzir significativamente os níveis de colesterol no sangue. As fibras insolúveis da linhaça também contribuem para evitar a prisão de ventre.



A linhaça é, também, uma fonte rica em ácido alfa-linoléico (ALA). O ALA é um ácido graxo essencial que é considerado uma gordura "boa para o coração". Como o organismo não consegue fabricar esse ácido graxo, ele precisa ser consumido por meio dos alimentos. Os ácidos graxos ômega-3 ajudam a afinar o sangue para que o coração não precise fazer tanto esforço para transportá-lo pelos vasos sanguíneos. Eles reduzem a tendência das plaquetas de se agruparem e formarem coágulos.
A linhaça pode proteger contra certos tipos de câncer. Ela contém lignanas, que se convertem em compostos similares ao estrogênio do próprio organismo, mas com menor atividade. Podem ocupar os receptores de estrogênio nas células e bloquear os efeitos de estrógenos mais fortes. Por essa razão, diversos estudos estão analisando o papel da linhaça na prevenção de alguns tipos de câncer vinculados a hormônios como o câncer de mama e de cólon. Estudos feitos com animais já demonstraram que a linhaça pode reduzir o tamanho de tumores e influenciar na incidência de seu desenvolvimento. Ainda são poucos os estudos com seres humanos, mas um deles mostrou que houve uma redução no crescimento do tumor em pacientes com câncer de mama que ingeriram diariamente muffins contendo 25 gramas de linhaça triturada. Os pacientes que estão sendo tratados com tamoxifeno não devem consumir grandes quantidades de linhaça.



A linhaça não contém glúten, é muito barata e tem sabor de nozes agradável. Não existe uma ingestão diária recomendada, mas muitos estudos recomendam uma ou duas colheres de sopa de semente de linhaça por dia.
Pode-se comer a semente de linhaça inteira, mas normalmente, é eliminada pelo organismo sem sofrer qualquer alteração. Para uma maior absorção, o melhor é ingerir as sementes trituradas. Você pode triturar as sementes em casa, em um liquidificador ou processador de alimentos, ou ainda comprá-las já trituradas. Uma vez trituradas, guarde o que não foi consumido em um recipiente opaco hermeticamente fechado, na geladeira ou no congelador.
A linhaça fornece ácidos graxos ômega-3, mas não as fibras e lignanas das sementes. O óleo de linhaça deve ser guardado na geladeira e seu prazo de validade é curto. Ao comprar, verifique a data final para o consumo. A linhaça se decompõe no calor, portanto não é uma boa opção para a culinária.



Usando a linhaça:
  • Misture a linhaça em cereais, massa de muffins, pães, misturas para panquecas e biscoitos.
  • Misture linhaça triturada com iogurte ou vitaminas, suco de maçã e de outras frutas.
  • Polvilhe em saladas para dar um sabor de nozes.
  • Adicione a ensopados, almôndegas ou bolo de carne.
  • Faça um pesto com salsinha fresca, alho e linhaça triturada, óleo de linhaça e queijo parmesão ralado.
  • Use o óleo de linhaça nos molhos de salada ou borrife sobre legumes cozidos antes de servir.
Fonte: Livro Alimentos Saudáveis Alimentos Perigosos

Nenhum comentário:

Postar um comentário