quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Os benefícios do milho


Vantagens no consumo de milho

  • Boa fonte de ácido fólico e tiamina.
  • Fonte rica em luteína.
  • Pipocas estouradas no vapor e sem manteiga têm teor baixo de calorias e bastante alto de fibras.
Desvantagens
  • A niacina do milho não é absorvida pelo trato digestivo humano.
  • O milho é carente em lisina e triptofano, dois aminoácidos essenciais necessários para produzir proteína completa.
O milho é a maior plantação de grãos da população indígena no mundo ocidental; no mundo, só é superado pelo trigo, em termos de grãos de cereais. Existem alguns diferentes tipos de milho: o mole, que amadurece no caule, é desidratado e usado para alimentar animais ou então é processado em farinha para a produção de cereais; o milho duro, que se conserva por mais tempo e é um dos ingredientes do fubá; e o milho farináceo, que tem grãos macios e ricos em amido que são facilmente moídos e se tornam ingredientes de alguns pratos.
O milho verde, que é colhido ainda verde, é o tipo consumido como vegetal. Pode ser cozido de diversas maneiras diferentes: na espiga ou depois de ter os grãos removidos para serem servidos frescos ou serem congelados ou enlatados para uso futuro.



O milho e seu valor nutritivo

O milho é rico em amido e proteínas, mas carece de dois aminoácidos essenciais - lisina e triptofano - e consequentemente não é adequado como substituto de proteínas. Em países subdesenvolvidos, crianças recebem uma alimentação muitas vezes composta, em grande parte, de milho, o que pode resultar em duas doenças associadas à carência de proteínas: kwashiorkor, causada por alimentação pobre em proteínas, e pelagra, resultante da deficiência de niacina. No entanto, quando o milho é consumido com feijão e legumes, forma proteínas completas.
Uma espiga média de milho contém 83 calorias. Uma xícara de grãos de milho fornece 13% da Ingestão Diária Recomendada (IDR) de ácido fólico. Também é fonte de potássio, tiamina e fibras.
O milho é boa fonte de luteína, um potente antioxidante que ajuda a baixar os riscos de degeneração macular resultante da idade, uma causa comum de cegueira em adultos de idade avançada.



A maior parte da niacina do milho está na forma de niacitina, que não é quebrada no trato digestório humano. Causou espanto aos pesquisadores de nutrição o fato de mexicanos e sul-americanos não desenvolverem pelagra, já que sua alimentação é baseada principalmente no milho. Descobriu-se que combinar milho com alguma substância alcalina induz a liberação da niacina; portanto, misturar fubá com água de cal para preparar tortillas previne a pelagra. Da mesma forma, índios sul-americanos moem milho com potassa alcalina para soltar o farelo, uma outra prática que libera niacina e previne pelagra.
Embora o milho não possa ser um alimento completo, ele está entre um dos produtos agrícolas mais importantes, pois não só é usado para alimentar porcos, gado e outros animais, como também serve de ingrediente para 800 alimentos processados diferentes. Justamente por isso, alérgicos a milho costumam enfrentar dificuldades em encontrar alimentos processados sem milho.



Pipoca

Um petisco popular, a pipoca é uma variedade de milho especial que cresce em espigas menores do que as do milho verde. Como os grãos são aquecidos rapidamente, a umidade em seu interior é transformada em vapor. Quando a pressão deste vapor se acumula, ele rompe a casca e o miolo é transformando em uma massa macia de amido e fibras maior do que o grão original. Uma xícara de pipoca pura e cozida no vapor tem apenas 30 calorias, tornando-a um petisco ideal e rico em fibras. Cozinhar a pipoca em óleo e adicionar uma colher de sopa de manteiga, no entanto, eleva seu conteúdo calórico em mais de cinco vezes, chegando a cerca de 155 calorias por xícara.

Cozinhar o milho verde libera nutrientes benéficos que podem reduzir substancialmente o risco de desenvolver doenças cardíacas e câncer, segundo revela estudo publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry. Pesquisadores descobriram que quanto mais tempo o milho é cozido, maior o nível de antioxidantes. Além dos antioxidantes benéficos, o milho verde cozido contém um composto fenólico chamado ácido ferúlico, que pode inibir substâncias cancerígenas.

Fonte: Livro Alimentos Saudáveis Alimentos Perigosos

Nenhum comentário:

Postar um comentário