quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Os benefícios da couve-rábano


Vantagens no consumo de couve-rábano

  • A couve-rábano é rica em vitamina C, potássio, antioxidantes e bioflavonóides anticarcinogênicos.
  • A couve-rábano é rica em fibras dietéticas.
Desvantagem
  • Pode provocar gases.
Parecida com a couve e com o nabo, a couve-rábano é uma variedade da mesma família crucífera. Em razão de seu bulbo, que é a parte comestível da planta, não é tão rico em nutrientes quanto as flores ou folhas, a couve-rabano não se situa na mesma faixa nutricional do brócolis, da couve-de-bruxelas e da couve. Mesmo assim, ainda é uma rica fonte de vitamina C. Uma porção de uma ou duas xícaras fornece 120% da Ingestão Diária Recomendada (IDR) desta vitamina para um adulto. Esta mesma porção também fornece 250 mg de potássio, boa quantidade de fibras e tem apenas 25 calorias.



A couve-rábano tem alto teor de bioflavanóides, que são pigmentos vegetais que agem junto com a vitamina C e com outros antioxidantes, para prevenir danos celulares que promovem o câncer. A couve-rábano também é rica em ácido indol, uma substância química que reduz os efeitos do estrogênio e, por consequência, pode reduzir o risco de câncer de mama. Os isotiocianatos, outro grupo de compostos presentes na couve-rábano, acionam enzimas que podem proteger contra o câncer de cólon.
A couve-rábano deve ser colhida antes de estar totalmente madura, caso contrário ela ficará meio lenhosa. Pode ser servida crua, mas normalmente é cozida até ficar macia. As pessoas que sofrem de gases após a ingestão de verduras crucíferas terão a mesma reação com a couve-rábano.

Fonte: Livro Alimentos Saudáveis Alimentos Perigosos

Nenhum comentário:

Postar um comentário