sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Os benefícios do nabo


Vantagens no consumo de nabo

  • O nabo é uma boa fonte de vitamina C, bem como de cálcio e potássio.
  • Uma fonte pouco calórica de fibras.
  • O nabo pode proteger contra determinados tipos de câncer.
Desvantagens
  • Pode provocar gases.
  • Contém substâncias que interferem com a produção do hormônio da tireóide.
Nativo da Europa e Ásia Central, o nabo foi cultivado pela primeira vez há 4000 anos no Oriente Médio. 
O nabo é usado como alimento para pessoas e como ração para porcos no Leste Europeu.
A couve-nabo é resultado de um enxerto entre nabo e repolho, e, portanto, tem mais vitamina C que o nabo.



O nabo (incluindo a couve-nabo) é barato, saudável e fácil de preparar e de cultivar (mesmo em solos pobres), e é surpreendentemente rico em vitamina C e alguns outros aminoácidos essenciais.Uma xícara de nabo cozido tem apenas 35 calorias e fornece 18 mg de vitamina C, 35 mg de cálcio e 210 mg de potássio. É também uma boa fonte de fibra, incluindo algumas fibras solúveis que ajudam a controlar os níveis do LDL-colesterol ("mal") no sangue. O nabo também contém lisina, um aminoácido que pode ajudar a prevenir e controlar resfriados.
As folhas do nabo, que muitos cozinheiros jogam fora, são ainda mais nutritivas do que as raízes. Uma xícara de folhas de nabo cozidas fornece 40 mg de vitamina C, aproximadamente 200 mg de cálcio e cerca de 300 mg de potássio. Além disso, diferentemente das raízes, as folhas são uma ótima fonte de betacaroteno, um importante antioxidante que o corpo converte em vitamina A. A mesma xícara de folhas cozidas contém quase 7500 UI de vitamina A e 5 gramas de fibra.
O nabo pertence à família dos vegetais crucíferos, que incluem o brócolis, o repolho e o rabanete, e contém compostos sulfurosos que podem proteger contra determinados tipos de câncer. Entretanto, ele pode provocar distensão abdominal e gases.



O nabo pode ser cor-de-rosa

Os nabos brancos são supervalorizados no Oriente Médio. Na verdade, existe até mesmo um ditado libanês em que é mencionado como um elogio: "Seu rosto é mais branco do que a parte interna do nabo". Na culinária do Oriente Médio, o nabo é geralmente preparado na salmoura junto com a beterraba para ficar com uma coloração rosa. O nabo pequeno e branco é cortado ou picado e colocado dentro de um recipiente de vidro com pedaços de beterraba, alho e folhas de aipo. Acrescenta-se, então, de quatro a cinco colheres de sopa de sal em uma xícara de vinagre e três xícaras de água. O vidro é fechado e colocado em um local abafado por aproximadamente dez dias.
O nabo contém duas substâncias bociogênicas, a progoitrina e a gluconasturtina, que podem interferir na produção de hormônios pela glândula tireóide. Estes compostos não representam um risco para a saúde, mas quem sofre de hipotireoidismo somente deve comer este vegetal cozido, pois, aparentemente, o cozimento desativa estas substâncias.
A maioria da pessoas serve os nabos cozidos, mas eles também podem ser servidos assados, grelhados ou no vapor. Podem também ser usados em saladas, ensopados, sopas ou pratos de legumes.
Alguns fitoterapeutas usam o nabo para tratar de bronquite e dores de garganta. Entretanto, estes benefícios ainda não foram cientificamente comprovados.

Fonte: Livro Alimentos Saudáveis Alimentos Perigosos

Nenhum comentário:

Postar um comentário