segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Os benefícios do rabanete

Membro da família das crucíferas, o rabanete é um parente próximo do repolho, da couve, do nabo e da couve-flor. Embora não seja rico em nutrientes essenciais, o rabanete é saboroso e pouco calórico, ideal para lanches e como complemento picante para saladas, sopas e acompanhamentos.
O rabanete é fonte de fibras alimentares, sais minerais como potássio, folato ferro e também contêm boas quantidades de vitamina C. Também contêm betacaroteno, luteína e zexantina, substâncias antioxidantes. Cinco rabanetes de tamanho médio fornecem 5 mg de vitamina C e têm apenas 5 calorias. Também contêm compostos sulforosos que protegem contra o câncer.

Como outros vegetais crucíferos, o rabanete pode causar distensão abdominal e gases em algumas pessoas. Além disso, como o rabanete contém salicilato, um composto semelhante ao ingrediente ativo da aspirina, muitas pessoas sensíveis ao medicamento podem sofrer uma reação alérgica a esse alimento.
O auge da estação para o rabanete é de julho a novembro, mas a maioria das variedades é encontrada o ano inteiro. O rabanete de verão tem um sabor picante mais intenso do que os cultivados na primavera ou no outono. Embora a variedade vermelha e redonda seja a mais conhecida, outros tipos incluem os rabanetes pretos, os daicos (ou rabanete japonês) e os icicles brancos.

Quando for comprar rabanetes vermelhos, se possível evite os maiores, pois são os mais fibrosos. A cor intensa indica que estão frescos. Se houver folhas no talos, elas devem estar verdes e duras. Independentemente da variedade de rabanete que você comprar, ele deve estar durinho e sem manchas na superfície.
A menos que sejam servidos no mesmo dia, você deve remover as folhas e os talos do rabanete, pois assim, sem os talos superiores, permanecerão frescos por mais tempo. Se ainda não estiverem embalados, guarde-os em sacos plásticos.

Fonte: Livro Alimentos Saudáveis Alimentos Perigosos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário