terça-feira, 27 de novembro de 2012

Os benefícios da abobrinha

Muitas vezes a abobrinha é confundida com o pepino por sua forma alongada e sua coloração verde-escura (existe uma outra variedade dourada de abobrinha, assim como a rajada de verde-escuro). Embora tanto a abobrinha como o pepino sejam membros da família das cabaças, a abobrinha é prima mais próxima das abóboras do que dos pepinos. Colhida e comida ainda verde, possui a casca macia, a polpa tenra de cor clara e um sabor fresco, delicado e crocante.
A abobrinha, como outras abóboras de verão, é composta por cerca de 94% de água, o que faz dela um dos legumes com menos calorias. Uma xícara de abobrinha crua fatiada contém menos de 20 calorias e fornece 28 mcg de ácido fólico, aproximadamente 4% da Ingestão Diária Recomendada (IDR), além de 12 mg de vitamina C e 250 mg de potássio. Embora a abobrinha não contenha tanto betacaroteno quanto as abóboras de inverno, ainda assim é uma fonte deste importante antioxidante. No entanto, se for descascada, o betacaroteno do legume é perdido.



Abobrinha, um legume versátil

O sabor neutro da abobrinha complementa outros ingredientes em diversos pratos. É especialmente indicada para acompanhar tomates, e um ótimo ingrediente para preparar lasanha de legumes, molho marinara e ratatouille.
Também é deliciosa servida ralada, e pode ser usada para preparar bolos e outros pratos assados.
A abobrinha crua é um ingrediente que dá um toque especial a pratos de legumes ou saladas. Pessoas que fazem dieta, muitas vezes, deixam abobrinha fatiada na geladeira para beliscarem sempre que sentirem fome.

As flores da abóbora de cor alaranjada são comestíveis e contêm alguns dos mesmos nutrientes encontrados na abóbora. Destas, as flores da abobrinha são as mais consumidas, e são consideradas uma especiaria. Entretanto, as flores são muitas vezes servidas à milanesa e fritas. Experimente prepará-las no vapor ou refogadas para variar.
A abobrinha pode crescer bastante, e os cultivadores frequentemente a colhem em tamanhos gigantescos. No entanto, ela é mais saborosa e mais usada com 15 a 23 cm de comprimento. Quando cresce muito, ela é menos saborosa e mais usada para ornamentação. Ao comprar abobrinha, procure as que são mais pesadas e firmes. Embora possa ser guardada na geladeira por alguns dias, a abobrinha estraga rapidamente.

Fonte: Livro Alimentos Saudáveis Alimentos Perigosos

Nenhum comentário:

Postar um comentário