segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Os benefícios do ruibarbo

Embora o ruibarbo geralmente seja visto como fruta, botanicamente, ele é uma verdura. É encontrado congelado e em lata, mas a maioria das pessoas prefere cozinhar os talos frescos. Uma xícara de ruibarbo picado contém apenas 26 calorias e fornece 10 mg de vitamina C e 350 mg de potássio. Essa mesma porção também contém mais de 100 mg de cálcio. Contudo, o ruibarbo não é considerado uma boa fonte deste mineral porque também contém ácido oxálico, que bloqueia a absorção de seu próprio cálcio e de outros alimentos também. Pessoas com tendência a desenvolver cálculos biliares devem evitar a ingestão de grandes quantidades de ruibarbo devido ao conteúdo elevado de ácido oxálico.

Somente os talos de ruibarbo são comestíveis - as folhas são altamente venenosas. Como os talos são fibrosos e têm um sabor amargo, a maioria das pessoas os consome cozidos com muito açúcar ou mel, aumentando o seu teor calórico. Uma xícara de ruibarbo cozido adoçado tem 280 calorias. Para evitar o excesso de calorias, cozinhe os talos com frutas doces.
O ruibarbo é muito usado como recheio de torta. Pode ser cozido, usado para preparar conserva ou fazer compotas ou molhos como acompanhamento de aves e carnes ou em sobremesas.
Quando cozido e adoçado, o ruibarbo adquire um tom marrom. Não prepare-o em panela de alumínio ou de ferro, pois o ácido da verdura pode interagir e escurecer tanto a panela como o ruibarbo.

Fonte: Livro Alimentos Saudáveis Alimentos Perigosos

Nenhum comentário:

Postar um comentário