quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Os benefícios do funcho


Vantagens no consumo de funcho

  • O funcho é uma boa fonte de betacaroteno e vitamina C.
  • Uma boa fonte de potássio e de fibras.
  • Poucas calorias.
Desvantagem
  • O óleo da semente do funcho pode irritar a pele.
Substancioso, apesar do baixo teor de calorias, o funcho é um alimento ideal para pessoas que desejam emagrecer. Embora tenha um sabor característico, seus talos podem ser confundidos com o aipo. Os dois alimentos são membros da família da salsinha. Assim como o aipo, o funcho é rico em fibras e pobre em calorias - uma xícara tem apenas 25 calorias. Entretanto, o funcho é muito mais nutritivo que o aipo. Uma porção de uma xícara é uma boa fonte de potássio e fibras e contém vitamina C, ferro, cálcio e ácido fólico; as folhas contêm betacaroteno e vitamina C.
O sabor adocicado do funcho é semelhante ao da alcaçuz. Este sabor combina muito bem com peixes. Experimente assar um peixe envolvendo-o com talos de funcho. Todas as partes do funcho são comestíveis, e o funcho pode ser servido de diversas formas; cru em saladas, grelhado ou refogado como acompanhamento. Os bulbos de funcho recheados são uma entrada vegetariana saborosa, e as folhas picadas são uma guarnição colorida e nutritiva para outros pratos de verduras.



Os médicos sempre receitaram o funcho para uma série de doenças: para estimular a produção de leite na amamentação; para ajudar a digestão e prevenção do mau hálito; para tratar de pedras nos rins, gota, distúrbios do fígado e do pulmão. Antigamente curandeiros prescreviam as sementes para prevenir a obesidade, já os herboristas modernos prescrevem o chá de funcho como auxiliar nas dietas. As sementes do funcho aromático são uma das espécies mais antigas. São também usadas para preparar um chá refrescante, que alivia a distensão abdominal, os gases e outros problemas intestinais.

Fonte: Livro Alimentos Saudáveis Alimentos Perigosos

Nenhum comentário:

Postar um comentário