domingo, 25 de novembro de 2012

Os benefícios do pimentão


O pimentão tem sua origem no sul do México e América Central. O pimentão é uma hortaliça rica em vitaminas A, C, B1, B2, B5 e também os sais minerais cálcio, fósforo e ferro. Ao comprar pimentões é importante observar se tem um aspecto fresco, com sua casca brilhante e se eles estão limpos e firmes. Em local fresco, o pimentão pode ser conservado de dois a quatro dias. Na geladeira, o pimentão pode ficar mais de uma semana, se corretamente embalados em sacos plásticos.



O pimentão de quatro lóbulos é o tipo de pimentão mais comum no grupo dos pimentões-doces. Dependendo do estágio de maturidade em que estejam, os pimentões podem ser verdes, amarelos ou vermelhos. Aqueles pimentões que forem colhidos ainda verdes, não chegarão a ficar vermelhos, um vez que o pimentão amadurece apenas no pé. Eles se tornam mais adocicados à medida que amadurecem, e é por isso que os pimentões vermelhos são mais doces do que os pimentões amarelos, que, por sua vez, são mais doces do que os pimentões verdes. Outras variedades são os pimentão amarelo que possui uma forma alongada; as cubanelles, que são alongadas, têm aproximadamente 10 cm de comprimento e cuja cor varia do verde ao vermelho; e os pimentões laranja-vermelhos, que apresentam formato de coração.



Valor nutricional do pimentão

Um pimentão médio contém apenas 32 calorias, mas seu teor vitamínico varia de acordo com sua cor. Se comparados por volume, os pimentões são uma fonte mais rica de vitamina C do que as frutas cítricas. Um pimentão verde médio fornece muito mais do que o total de vitamina C estabelecido pela Ingestão Diária Recomendada (IDR) para adultos, ao passo que os pimentões vermelhos contém 50% a mais deste antioxidante. O pimentão verde fornece apenas 45 RE (Equivalente de Retinol) de betacaroteno, comparados aos 438 RE de betacaroteno presentes nos pimentões vermelhos. Além disso, os pimentões contêm baixos níveis de vitamina B6 e ácido fólico.



Pimentões de cores fortes são muito mais ricos em bioflavonóides, pigmentos vegetais que ajudam a prevenir o câncer; ácidos fenólicos, que inibem a formação de nitrosaminas cancerígenas; e fitosteróis, precursores de vitamina D que teriam propriedades anticancerígenas. Pimentões também possuem luteína e zeaxantina, antioxidantes associados à redução do risco de degeneração macular, a maior causa de cegueira em idosos.



O pimentão pode ser cozido no vapor, assado, recheado e cozido, servido cru em saladas ou combinado com outros vegetais e com um delicioso molho de baixas calorias. Seja cozido, refogado ou preparado por meio de outros métodos rápidos, o pimentão não perde muito do seu valor nutricional.

Fonte: Livro Alimentos Saudáveis Alimentos Perigosos

Um comentário:

  1. Adorei principalmente por ser de baixa caloria e ter acido folico, pois desejo engravidar!

    ResponderExcluir