quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Os benefícios da couve-flor


Vantagens no consumo de couve-flor

  • A couve-flor é excelente fonte de vitamina C.
  • Boa fonte de ácido fólico e de potássio.
  • Poucas calorias e alto teor de fibras.
  • A couve-flor é um alimento anticancerígeno.
A couve-flor é rica em vitamina C, ácido fólico e diversos outros fitoquímicos relacionados à boa saúde. Uma xícara de buquês de couve-flor crus tem mais de 100% da Ingestão Diária Recomendada (IDR) de vitamina C, 25% de ácido fólico e quantidades apreciáveis de potássio e de Vitamina B6. Tem também bioflavonóides, ácidos indóis e outras substâncias químicas que protegem contra o câncer.
Por ser um alimento que dá uma sensação de saciedade, tem alto teor de fibras e poucas calorias (uma xícara de couve-flor tem apenas 25 calorias), a couve-flor é ideal para pessoas preocupadas com o peso. A couve-flor crua tem um teor de ácido fólico maior (80% são perdidos no cozimento).



Para preservar o sabor e reduzir a perda de nutrientes, cozinhe a couve-flor com pouca água ou no vapor. Um cozimento longo faz a couve-flor ficar mole e liberar compostos sulfurosos, resultando em um cheiro desagradável e um gosto amargo. Ferver o alimento em uma panela sem tampa ajuda a dispersar esses compostos. Para evitar que a couve-flor perca a cor, não a cozinhe em panelas de alumínio ou de ferro.
Ao comprá-la, compre uma couve-flor com buquês firmes e compactos. A couve-flor deve ter folhas verdes e brilhantes e a cabeça, ou coroa, bem branca. O broco-flor é um híbrido de brócolis com couve-flor, embora tenha uma coloração verde e um sabor mais suave. Uma outra variedade, a couve-flor roxa, tem maior teor de betacaroteno do que a branca.

Fonte: Livro Alimentos Saudáveis Alimentos Perigosos

Nenhum comentário:

Postar um comentário