terça-feira, 27 de novembro de 2012

Os benefícios do salsão

O salsão é uma raiz da família da salsa e, como o seu outro nome popular, aipo-rábano, já indica, também tem forte parentesco com o aipo. O salsão fresco lembra um nabo grande, arredondado e com protuberâncias, mas quando a parte exterior rígida é descascada, o interior é branco e tem sabor e cheiro semelhantes ao aipo.
O salsão tem um sabor suave e é um ingrediente versátil para diferentes pratos. Ele pode, por exemplo, ser ralado e servido cru em saladas. Pode, também, ser fervido e engrossar sopas e molhos, conferindo-lhes um toque de sabor, rechear pratos de aves, ou fatiado, adicionado ao omelete ou até refogado, servido como substituto de carne. Também pode ser servido como acompanhamento em pratos de hadoque, salmão ou porco. Os franceses cortam o salsão em tiras bem finas, escaldam-no, misturam com um molho de mostarda          
e maionese e servem como alternativa à salada de aipo.

Uma porção de 1/2 xícara de salsão cozido contém 25 calorias, 1,5 gramas de fibras, 5 mg de vitamina C, um pouco de vitamina B6 e fósforo. É nutricionalmente semelhante ao aipo, embora contenha um pouco mais de ácido fólico e de ferro.

Fonte: Livro Alimentos Saudáveis Alimentos Perigosos

Nenhum comentário:

Postar um comentário