segunda-feira, 16 de julho de 2012

Os benefícios dos melões e das melancias


Vantagens no consumo de melões e melancias
  • Doces e saborosos, apesar do baixo teor de calorias.
  • As variedades amarelas são ricas em vitamina A.
  • A maioria é boa fonte de vitamina C e potássio.
  • Alguns são ricos em pectina, tipo de fibra solúvel que ajuda no controle dos níveis de colesterol do sangue.
Existem diversos tipos de melões; dentre eles, melão-cantalupo, pele-de-sapo, gália, de casca amarela, doce e a melancia. Embora contenha praticamente água, os melões são muito nutritivos e fornecem vitamina A (na forma de betacaroteno), vitamina C, potássio e outros minerais.
Os cantalupos e as outras variedades amarelas são ricos em betacaroteno, que o corpo converte em vitamina A; um quarto de cantalupo fornece cerca de 55 gramas de vitamina C, mais do que 100% da Ingestão Diária Recomendada (IDR), mais de 600 RE (Equivalentes Retinóicos) de betacaroteno, 320 mg de potássio e apenas 46 calorias. O melão doce também é pobre em calorias, mas rico em vitamina C e boa fonte de potássio. Uma fatia de 2,5 cm de melancia contém cerca de 100 calorias, porém ela é mais pobre em vitamina C e em potássio do que os outros tipos.
Muitas variedades de melão são ricas em bioflavonóides, carotenóides e outros pigmentos vegetais que ajudam a evitar doenças cardiovasculares, câncer e outras enfermidades.
Como o melão contém, em grande parte, água, ele é geralmente pobre em calorias. Embora sua polpa não contenha bagaço nem outras fontes de fibras insolúveis, ele apresenta pectina, um tipo de fibra solúvel que ajuda a manter os níveis de colesterol no sangue controlados.



Como comprar melão

Como o melão não contém amido que se converte em açúcar, ele não continua a amadurecer após ser colhido; por isso, melões colhidos antes de estarem plenamente amadurecidos nunca atingem o máximo de seu sabor. Para selecionar o melhor melão, procure na área ao redor do caule por uma marca lisa de corte; isso é sinal de que o melão estava maduro ao ser cortado. Em contrapartida, se parte do caule ainda estiver aderida à marca de corte, o melão foi colhido ainda verde.
Ao comprar melões, não deixe de cheirar a fruta para avaliar seu amadurecimento; um melão maduro exalará cheiro intenso e profundo.

A melancia pode ajudar a prevenir o câncer de próstata

A melancia é uma fonte muito boa de licopeno, um antioxidante associado ao baixo risco de desenvolvimento de câncer de próstata.

Uma melancia madura deve produzir um som de chocalho ao sacudi-la, pois as sementes se soltam à medida que a fruta amadurece. Bater delicadamente no melão deve produzir um som levemente oco. A melancia pode ter várias cores, mas, em todos os casos, a casca deve ser firme e lisa, com tom amarelado.
Para conservar o conteúdo nutritivo da melhor maneira, compre a fruta inteira. Alguns nutrientes, em especial a vitamina C, se perdem ao ficar em contato prolongado com o ar.

Fonte: Livro Alimentos Saudáveis Alimentos Perigosos

Nenhum comentário:

Postar um comentário