segunda-feira, 16 de julho de 2012

Germe de trigo


Vantagens

  • Boa fonte de vitamina E, zinco e tiamina.
  • Também contém ácido fólico, magnésio e fibras.
O germe de trigo é o núcleo nutritivo do grão de trigo. Este germe é removido durante a moagem da farinha branca, e quando isto ocorre a farinha resultante perde uma boa parcela de nutrientes. Embora seja a menor parte do grão, o germe está repleto de nutrientes, incluindo a vitamina E, a tiamina, o ácido fólico, o magnésio e o zinco. Duas colheres de sopa de germe de trigo torrado contêm 55 calorias, mais de 22% da Ingestão Diária Recomendada (IDR) de vitamina E e de zinco, mais de 15% da IDR de tiamina e fósforo, assim como 17% de ácido fólico, 15% de magnésio, além de quantidades úteis de outras vitaminas B, ferro, cobre, potássio e manganês. O germe de trigo também contém 4 gramas de proteína e quase 2 gramas de fibra.

Dica
 
Coloque um pouco de germe de trigo em tudo o que for assar. O germe de trigo é uma fonte muito concentrada de vitamina E, e este antioxidante pode ajudar a prevenir o câncer, as doenças do coração e a perda de visão. Aproveite todas as oportunidades para incluir este grão integral delicioso em todos os tipos de assados, como pão de banana ou de abobrinha, pudim de arroz, bolo de café, biscoitinho de maçã, massa de pizza, massa de pão ou de torta doce, e até mesmo nos cookies caseiros.

Benefícios do germe de trigo para a saúde

O germe de trigo traz diversos benefícios para o coração. Seu conteúdo de vitamina E é um poderoso antioxidante ligado a saúde do coração, bem como um forte sistema imunológico. A gordura presente no germe de trigo (2 colheres de sopa contêm 1,5 mg) é predominantemente polinsaturada, que pode ajudar a reduzir os níveis do LDL (colesterol ruim), quando substitui a gordura saturada na alimentação. O germe de trigo também é uma boa fonte de fitosteróis que ajudam a baixar os níveis de colesterol.
O germe de trigo pode ser encontrado torrado ou natural, e geralmente é usado para incrementar o valor nutricional de diversos alimentos. Pode ser usado para preparar cookies, bolos, muffins, pães e panquecas, polvilhado em cima de cereais ou de saladas, misturado em bolos de carne, em hambúrgueres, ou em hambúrgueres vegetais. Depois que a embalagem for aberta, guarde o germe de trigo em um vidro bem fechado e na geladeira, para evitar que fique rançoso. O germe de trigo sem gordura contém menos vitamina E, e não precisa ser refrigerado, podendo ser guardado no armário.

Fonte: Livro Alimentos Saudáveis Alimentos perigosos




Nenhum comentário:

Postar um comentário