terça-feira, 17 de julho de 2012

Os benefícios das barras de cereais


Vantagens no consumo de barras de cereais
  • São práticas e fáceis de carregar.
  • Algumas são boas fontes de proteínas, carboidratos, fibras, vitaminas e minerais.
Desvantagem
  • Muitas contêm alto teor de calorias, açúcar e/ou gordura.
Barra de cereais ou barra energética - o nome já evoca a ideia de atletas de alto desempenho correndo longas distâncias com a energia adquirida após consumir uma única barra. Essas barras de cereais se tornaram muito populares e são vendidas em mercados, farmácias, academias de ginástica e lojas de produtos naturais. As barras são usadas como um lanche nutritivo e rico em energia, um substituto de uma refeição, para melhorar o desempenho físico ou para auxiliar em um regime.

O termo "energia" significa "capacidade de trabalhar" ou "atividade vigorosa". No mundo nutricional, o termo "energia" é sinônimo de "caloria". A verdade é que todos os alimentos proporcionam energia. O fato de um alimento ser chamado de "barra energética" não quer dizer que ao consumi-lo você terá energia adicional.
As barras de cereais não são alimentos mágicos, mas podem ser úteis se você for um atleta de verdade, que pratica exercícios por longos períodos ou esportes que demandam grande resistência - como o triatlo ou a maratona. Se você deseja aumentar sua ingestão calórica para melhorar seu desempenho em provas de resistência e maximizar a quantidade de alimentos em uma refeição, as barras de cereais podem fornecer as calorias adicionais e outros nutrientes importantes. São fáceis de carregar na bolsa, não são perecíveis e podem ser mais práticas do que um pãozinho, um iogurte, frutas ou outros lanches com alto teor de energia. Muitos desportistas atribuem o melhor desempenho em corridas de longa distância a essas barras, que são bastante populares entre remadores, esquiadores, ciclistas e velejadores. Também são convenientes em dias de competição, quando outros tipos de alimentos não são de fácil acesso.
Embora atletas de provas de resistência encontrem vantagens em barras energéticas, elas não são benéficas para esportistas amadores, pois não fornecem energia extra, nem aumentam os músculos ou a resistência. Isso tudo é o resultado da prática de exercícios físicos. Se as calorias adicionais fornecidas pelas barras de cereais não forem queimadas, o resultado é um rápido aumento de peso.
A maioria das pessoas utiliza as barras de cereais por sua praticidade. Para as muito ocupadas, essas barras de cereais podem substituir um almoço ou se tornar um pequeno lanche antes ou depois de uma sessão de ginástica, caso não tenham acesso a frutas ou iogurtes.



O que a barra de cereais contém?

Nem todas as barras de cereais são iguais. É importante verificar o que você está ingerindo e determinar se é adequado. Há barras com alto teor de carboidratos, alto teor de proteínas, estimulantes, substitutas de refeições e dietéticas, entre outras. Algumas são nutritivas, outras não. 
Procure barras de cereais com baixo teor de gordura, sobretudo as saturadas e trans. Um truque para descobrir a existência de gorduras trans é o termo "gordura hidrogenada" na embalagem. Algumas barras são uma boa fonte de fibras (procure as que fornecem de 3 a 5 gramas) e de importantes vitaminas e minerais.
Barras de cereais ricas em proteínas são de grande auxílio para atletas vegetarianos, maratonistas e pessoas que fazem uma dieta rica em proteína. Compre barras de cereais que contenham fontes de proteína, como soro de leite, soja ou caseína.
As barras de cereais que substituem refeições são indicadas para aqueles que querem perder peso, mas não devem ser usadas com frequência. Caso esteja substituindo refeições por barras ocasionalmente, procure as que contém no mínimo de 10 a 15 gramas de proteínas.
Se você for desportista, experimente diferentes barras durante exercícios regulares, antes de usá-las em competições. O organismo de cada indivíduo é diferente. Portanto, é importante descobrir o que funciona melhor para você antes de estar no meio de uma prova.
Embora as barras de cereais pareçam conter as mesmas vitaminas e minerais encontrados em frutas, legumes, verduras e grãos, elas não contêm as substâncias fitoquímicas, os bioflavonóides e as fibras naturais fornecidas pelos alimentos.

Fonte: Livro Alimentos Saudáveis Alimentos Perigosos

Um comentário: