segunda-feira, 16 de julho de 2012

Os benefícios do limão


Vantagens do limão
  • Excelentes fontes de vitamina C.
  • Podem aliviar a boca seca.
  • Podem ser usados para dar sabor e amaciar carnes, aves e peixes.
Desvantagens
  • A casca contém um óleo irritante, a psoraleno, substância química que aumenta a sensibilidade da pele ao Sol.
  • Podem estar contaminados por fungicidas ou pesticidas.
Por volta de 1700, James Lind, um cirurgião escocês que acompanhava as tripulações de navios, descobriu que beber suco de limão ou lima prevenia o escorbuto, o flagelo dos marinheiros em longas viagens. Logo os navios ingleses passaram a transportar grandes quantidades destas frutas, dando aos marinheiros o apelido de "limey". Posteriormente, descobriu-se que o escorbuto era causado por uma deficiência de vitamina C e que o limão e a lima são muito ricos nesta vitamina.
Ideal para temperar qualquer alimento, desde peixes até legumes ou chá, o limão é uma das frutas cítricas mais utilizadas. Adoçado, diluído ou gelado, o suco fresco de limão é uma bebida tradicional para matar a sede no verão.

Uma excelente fonte de vitamina C, uma xícara de suco de limão tem cerca de 55 mg de vitamina C, ou mais de 70% da Ingestão Diária Recomendada (IDR) para mulheres adultas, e 115 gramas de suco de lima tem 30 mg de vitamina C ou 40% da IDR. As limas também são ricas em bioflavonóides e outros antioxidantes que protegem contra o câncer e outras doenças.
A casca do limão contém psoraleno, substância química que aumenta a sensibilidade da pele ao Sol, portanto deve-se evitar o contato da pele com a casca da lima.
Muitas receitas pedem raspas de casca de limão, que é a casca externa ralada. Ela é rica em um antioxidante químico chamado rutina, que ajuda a fortalecer as paredes das veias e capilares. Como o limão é geralmente borrifado com fungicidas para retardar o crescimento do mofo e pesticidas para matar insetos, lave bem a fruta antes de ralar a casca.

Fonte: Livro Alimentos Saudáveis Alimentos Perigosos

Nenhum comentário:

Postar um comentário