quarta-feira, 18 de julho de 2012

Os benefícios do aspargo


Vantagens no consumo de aspargo

  • Os talos contêm muita fibra.
  • O aspargo possui as vitaminas A, B, C, cálcio, ferro, potássio e sais minerais, além de ser rico em fibras.
  • O aspargo também é considerado uma das melhores fontes de ácido fólico, que é conhecido por ajudar a prevenir o câncer, doenças cardiovasculares, fígado e até da espinha. O aspargo também possui pouca quantidade de calorias e não possui colesterol nem gorduras.
  • O aspargo tem poder como diurético. Ele estimula notavelmente o acionar da bexiga; isso por conter glúcidos e saponina, elementos que potenciam a eliminação de líquidos  do sistema urinário.
  • O aspargo também atua como laxante devido à abundante fibra contida nele. Combinado com o fato de ser diurético, o acionar laxante do aspargo torna-se um excelente purgante do organismo, sempre e quando seja consumido com moderação.
Desvantagem
  • Contém purinas, que podem precipitar uma crise de gota.
Há séculos é considerado uma iguaria da primavera. O cultivo deste representante comestível da família dos lírios está atualmente tão disseminado que pode ser encontrado em qualquer época. Levemente cozido ou preparado no vapor, o aspargo pode ser servido como uma saborosa e nutritiva entrada, misturada em uma salada ou como acompanhamento.
Os antigos gregos e romanos acreditavam que o aspargo tinha propriedades medicinais e curava tudo: de reumatismo a dor de dente. Nenhuma dessas propriedades foi comprovada, mas o aspargo realmente fornece muitos nutrientes essenciais. Seis talos contêm 100 mcg (microgramas) de ácido fólico, mais de 40% da Ingestão Diária Recomendada (IDR) para adultos, bem como 20 mg de vitamina C. Ele contém poucas calorias (25 em seis talos), fibras, antioxidantes importantes como a glutationa, e é uma boa fonte de vitamina B6 e potássio.
O aspargo deve ser comido logo que for colhido. Ele estraga rapidamente e, se for refrigerado, perde metade da vitamina C e muito do sabor em apenas 2 ou 3 dias. Se congelado rapidamente, o aspargo retém a maioria dos nutrientes. Ele perde um pouco do sabor quando enlatado por causa da adição de grandes quantidades de sal.


O aspargo pode causar crises dolorosas de gota

O aspargo contém purinas, substâncias promotoras da produção excessiva de ácido úrico que causa crises dolorosas de gota. Quem sofre de gota deve consumir apenas uma porção mínima de aspargo.

Pessoas que sofrem de gota devem evitar comer aspargos porque contêm purinas - substâncias que podem precipitar uma crise desta doença. Algumas pessoas notam que o aspargo deixa a urina com cheiro forte. Essa reação inofensiva ocorre quando o corpo metaboliza o enxofre contido nos alimentos. Estudos demonstram, porém, que apenas 40% das pessoas apresentam esse problema.

Fonte: Livro Alimentos Saudáveis Alimentos Perigosos, Site Outra MedicinaSite mdemulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário