terça-feira, 10 de julho de 2012

Alho-poró


Vantagens

  • Baixas calorias
  • Contém ferro, cálcio e ácido fólico
Desvantagem
  • Assim como outros membros da família das cebolas, pode causar mau hálito e gases.
O alho-poró é parente próximo da cebola - como a semelhança de sabor nos indica - e primo distante do
aspargo. Os três são membros da família do lírio. Embora o alho-poró inteiro seja comestível, a maioria das pessoas prefere comer apenas a parte branca e polpuda e as folhas internas e macias, descartando as pontas verde-escuras das folhas.
Embora o alho-poró provavelmente seja originário das regiões quentes da Ásia e do Mediterrâneo, ele é hoje muito cultivado em regiões de clima ameno. No País de Gales, onde o alho-poró é um simbolo nacional, os homens desfilam nas ruas usando chapéus em forma de alho-poró em um feriado especial.
As baixas calorias do alho-poró fornecem uma quantia considerável de minerais e de fibras. Meia xícara de alho-poró picado, fervido e servido puro, contém apenas 15 calorias com 15 mcg (microgramas) de ácido fólico, 0,5 mg de ferro e 16 mg de cálcio.

Alho-poró ajuda a prevenir o câncer

O kaempferol é uma substância anticancerígena encontrada no alho-poró. Pode ajudar a bloquear o desenvolvimento das causas do câncer.

Os vegetais do grupo da cebola podem oferecer uma boa proteção contra o câncer de estômago. Assim como a cebola, o alho-poró pode ajudar a reduzir o colesterol. Um aspecto mais negativo é que pode provocar mau hálito, e em algumas pessoas, gases.
O sabor suave e acebolado do alho-poró dá um toque especial a diversos pratos. Este ingrediente pode ser cosido e amassado com batatas, transformando-se em uma sopa vichyssoise fria. Pode também ser refogado em caldo quente sem gordura, ou servido grelhado com um pouco de azeite de oliva - como parte de um churrasco vegetariano. Para fazer uma quiche light, cozinhe no vapor o alho-poró picado e misture com ovos e iogurte desnatado.

Fonte: Livro Alimentos Saudáveis Alimentos Perigosos

Nenhum comentário:

Postar um comentário