segunda-feira, 23 de julho de 2012

Os benefícios da couve-de-bruxelas


Vantagens no consumo de couve-de-bruxelas

  • Excelente fonte de vitamina C.
  • Boa fonte de proteína, ácido fólico, betacaroteno, ferro e potássio.
  • A couve-de-bruxelas contém bioflavonoides e outras substâncias que protegem contra o câncer.
  • A couve-de-bruxelas contém poucas calorias e alto teor de fibras.
Desvantagem
  • Pode causar distensão abdominal e gases.
A couve-de-bruxelas não só parece, mas também oferece muitas das vantagens dos repolhos para a saúde. Assim como o brócolis, o repolho e outras verduras crucíferas, ela contém determinadas substâncias químicas que aparentemente protegem contra o câncer. A couve-de-bruxelas tem também um alto teor de vitamina C. Uma xícara de couve-de-bruxelas cozida fornece 99 mg, bem mais de 200% da Ingestão Diária Recomendada (IDR) para um adulto, além de fornecer 30% ou mais de ácido fólico, mais de 5% das necessidades diárias de ferro e uma boa dose de betacaroteno. Uma xícara de couve-de-bruxelas tem aproximadamente 61 calorias, um terço das quais são de proteína. Servir couve-de-bruxelas com uma porção pequena de queijo, arroz ou qualquer outro grão ainda acrescenta os aminoácidos complementares necessários para formar uma proteína completa.

O fator câncer

A couve-de-bruxelas tem alto teor de bioflavonoides e de ácido indol, substâncias químicas vegetais que protegem contra o câncer. Os bioflavonoides têm um efeito antioxidante que ajuda a prevenir os danos e mutações celulares provocados pelas moléculas instáveis que são liberadas quando o corpo usa oxigênio. Os bioflavonoides, juntamente com o ácido indol e talvez com outras substâncias químicas vegetais, inibem os hormônios que promovem o crescimento dos tumores. O ácido indol é bastante ativo contra o estrogênio, o hormônio que estimula o desenvolvimento de alguns tipos de câncer de mama.
Outros estudos indicam que os bioflavonoides e o ácido indol podem proteger contra os cânceres de próstata e de útero. Mesmo que o câncer se desenvolva, essas substâncias fitoquímicas podem retardar o desenvolvimento do tumor e a disseminação da doença.



Como comprar couve-de-bruxelas

Ao comprar couve-de-bruxelas fresca, escolha as menores, que tenham uma coloração verde-claro e folhas bem fechadas. Se houver manchas amareladas, um cheiro forte de enxofre ou um gosto amargo é porque já passaram do ponto. A couve-de-bruxelas congelada retém grande parte dos nutrientes e do sabor.
A couve-de-bruxelas pode ser cozida em água ou no vapor. Para saber se todas estão bem cozidas, faça um pequeno corte em cruz na base. O melhor modo de prepará-las é calcular uma xícara de água para cada xícara de couve-de-bruxelas. Ferva água, acrescente a couve-de-bruxelas e deixe-a cozinhar com a panela destampada, até ficar macia e crocante.
Se for cozida demais, a couve-de-bruxelas perde a vitamina C e fica com gosto amargo. Se for prepará-la no vapor, destampe a panela a cada 2 ou 3 minutos, por alguns segundos, para evitar o acúmulo de gases sulfurosos.

Fonte: Livro Alimentos Saudáveis Alimentos Perigosos

Nenhum comentário:

Postar um comentário