terça-feira, 10 de julho de 2012

Os benefícios do agrião para a saúde



Vantagens
  • Fonte rica em betacaroteno e vitamina C.
  • Uma boa fonte de cálcio e potássio.
  • Rico em antioxidantes que ajudam a prevenir o câncer e outras doenças.
Desvantagens
  • Pode ser contaminado por parasitas e bactérias, dependendo de onde é cultivado.
Se comido cru, como acompanhamento ou em saladas, sanduíches e sopas, as folhas verde-escuras picantes do agrião são uma das folhas de salada mais nutritivas.
O agrião é uma verdura crucífera rica em antioxidantes, bioflavonóides e outras substâncias que podem proteger contra determinados tipos de câncer, particularmente os do sistema digestivo. Também foi descoberto que contém um fitoquímico chamado fenetil de isocianato (PEITC) que pode eliminar as propriedades tóxicas dos carcinógenos relacionados ao câncer de pulmão. O agrião é, também, uma boa fonte de vitamina A (na forma de betacaroteno, seu precursor) e de vitamina C, antioxidantes que protegem as células de danos causados pelos radicais livres - moléculas instáveis que são produzidas quando o corpo utiliza o oxigênio. Uma única xícara de agrião picado fornece 1600 UI de vitamina A, aproximadamente 15 mg de vitamina C, boas quantidades de cálcio e potássio e, ainda assim, tem menos de 5 calorias.
Muitos médicos que seguem a medicina alternativa sugerem que o agrião pode aliviar distúrbios gastrintestinais e ajudar a tratar de problemas respiratórios e infecções urinárias. Alguns alegam que o agrião também é útil como um antidepressivo suave, estimulador de apetite e diurético. A aplicação de seu suco é recomendada no tratamento da acne. Entretanto, esses benefícios ainda não foram comprovados.


Leve e refrescante

O agrião, que cresce em terreno alagadiço, atinge sua maior fase no início da primavera. Deve ser bem lavado para eliminar todos os microrganismos.

Comprando e comendo agrião

O agrião é vendido em maços. Quando for comprá-lo, verifique se as folhas estão crocantes e com coloração verde intensa. Evite as folhas amareladas ou murchas. Embora o agrião possa ser encontrado em terrenos alagadiços, não é uma boa ideia colhê-lo na natureza. Os riachos contêm parasitas e bactérias que podem provocar infecções intestinais. Mesmo o agrião comprado no supermercado deve ser bem lavado.
O sabor picante do agrião pode ser complementado por cítricos. Sirva um molho cítrico com a salada de agrião, ou misture fatias de laranja ou grapefruit (toranja) com agrião para obter uma salada de frutas refrescante. O agrião também pode ser adicionado a vários pratos quentes. No entanto, para preservar as vitaminas e prevenir que as folhas fiquem escuras, deve ser cozido rapidamente (melhor no microondas) e servido imediatamente.

Fonte: Livro Alimentos Saudáveis Alimentos Perigosos

Nenhum comentário:

Postar um comentário