segunda-feira, 23 de julho de 2012

Os benefícios da couve


Vantagens no consumo de couve
  • Excelente fonte de betacaroteno e de vitamina C.
  • Uma boa fonte de ácido fólico, cálcio, ferro e potássio.
  • Contém bioflavonoides e outras substâncias que protegem contra o câncer.
Desvantagem
  • Pode provocar gases.
Membro da família dos repolhos, a couve se parece com a couve-crespa. É uma verdura que dá no inverno e que se reproduz melhor em clima fresco. Na verdade, a exposição à geada acentua o sabor da couve. Embora os tipos de couve que formam cabeças folhosas vermelhas, amarelas e roxas seja mais usados para fins decorativos (tanto no jardim como na mesa) do que como alimento, todos os tipos de couve são comestíveis e altamente nutritivos.
A couve - assim como seus parentes da família do repolho - é uma excelente fonte de vitamina C e de betacaroteno, que o corpo humano transforma em vitamina A. Na verdade, uma xícara de couve cozida contém bem mais que a Ingestão Diária Recomendada (IDR) de vitamina A, e um pouco mais de 100% da IDR de vitamina C. Outros nutrientes encontrados em uma xícara de couve são 20 mcg (microgramas) de ácido fólico, 100 mg de cálcio, 1 mg de ferro e 210 mg de potássio. Também fornece mais de 1 grama de fibra e tem apenas 50 calorias. Além disso, a couve produz uma sensação de saciedade, o que faz dela um alimento ideal e altamente nutritivo para qualquer pessoa preocupada com o peso.
Além do mais, o teor de cálcio e de ferro da couve é maior do que o de qualquer outra verdura. Seu alto teor de vitamina C aumenta a capacidade de absorção do corpo destes minerais. Servir couve com um molho de limão, ou junto com outra fruta cítrica ácida potencializa a absorção de ferro e cálcio.
A couve também é rica em bioflavonoides, carotenoides e outros compostos anticancerígenos. A couve também contém ácido indol, que é capaz de minimizar o potencial cancerígeno do estrógeno e de induzir a produção de enzimas que protegem contra doenças.
Tradicionalmente, a couve é servida cozida. Para preservar todo o seu teor de betacaroteno e de vitamina C, cozinhe a couve rapidamente em pouquíssima água. A couve também pode ser cozida no vapor, cortada e frita com outras verduras e legumes ou cozida em um caldo, até ficar macia, transformando-se em uma sopa bem saborosa.
A couve encolhe bastante durante o cozimento, sendo necessárias três xícaras de couve fresca para preparar uma porção de couve cozida. Mesmo depois de cozida, a couve pode provocar gases em algumas pessoas.

Fonte: Livro Alimentos Saudáveis Alimentos Perigosos

Nenhum comentário:

Postar um comentário