segunda-feira, 16 de julho de 2012

Os benefícios da batata-doce e do Inhame



Vantagens da batata-doce e do inhame

  • Fontes ricas em betacaroteno.
  • Boas fontes de vitamina C e de vitamina B6, de ácido fólico e de potássio.
  • Naturalmente doces e com alto teor de fibras.
Batata-doce

A batata-doce não é da mesma família da batata comum. Contudo, esses tubérculos doces são altamente nutritivos e seu sabor confirma a sua origem humilde de uma planta do Novo Mundo que foi apresentada aos europeus por Colombo e outros exploradores.
As batatas-doces obtêm seu sabor de uma enzima que converte o amido em açúcar. Quando o tubérculo amadurece e é cozido, ele fica doce. Imediatamente após a colheita, as batatas-doces são curadas - armazenadas em cerca de 30 graus C de quatro a seis dias - para aumentar seu sabor adocicado e diminuir o risco de estragar.

A batata-doce é um legume cheio de nutrientes

Estes tubérculos doces altamente nutritivos são uma ótima fonte de betacaroteno, um antioxidante precursor da vitamina A. Em média, uma batata-doce de tamanho médio fornece mais de 100% da IDR de vitamina A, aproximadamente 65% da IDR de vitamina C, 20% da IDR de vitamina B6, 400 mg de potássio, além de ácido fólico e de um pouco de ferro. A batata-doce também contém fitosteróis, que são compostos que ajudam a reduzir o colesterol. Quando ingerida com a casca, a batata-doce é uma excelente fonte de fibra insolúvel, que pode ajudar a evitar a prisão de ventre e a diverticulite. Também contém pectina, um fibra solúvel que ajuda a controlar o colesterol. O betacaroteno, o carotenóide que dá cor à batata-doce, é um poderoso antioxidante que está relacionado a um menor risco de doenças do coração e a determinados tipos de câncer.
A batata-doce estraga com facilidade, e qualquer batata com pontos mofados ou enrugada deve ser descartada. Remover a parte danificada nem sempre ajuda, porque um odor desagradável já pode ter se espalhado para o restante da batata. Guarde-as em um local fresco, mas não na geladeira. Temperaturas abaixo de 10 graus C fazem a batata-doce ficar dura e com gosto diferente.
Como tem uma casca muito fina, a batata-doce deve ser manuseada com cuidado. Se precisar descascá-la, o trabalho será mais fácil depois de cozida.



Inhame

O inhame é sempre confundido com a batata-doce. Podem chegar a pesar até 45 Kg e são muito maiores do que a batata-doce, mas não têm tantas vitaminas. Entretanto, o inhame é uma boa fonte de potássio e de amido, e o principal carboidrato em partes da África e da Ásia.


Mais informações sobre o Inhame: Wikipedia

Fonte: Livro Alimentos Saudáveis Alimentos Perigosos



Nenhum comentário:

Postar um comentário