segunda-feira, 16 de julho de 2012

Os benefícios do gengibre


Vantagens

  • Pode impedir enjoos em viagens.
  • Alivia a náusea.
  • Vinho de gengibre ajuda a aliviar as cólicas menstruais.
Desvantagem
  • O gengibre cru ou cristalizado pode provocar irritações na mucosa da boca e em outras mucosas.
O uso do gengibre para aromatizar os alimentos remonta às antigas civilizações. Os chineses já usavam o gengibre no século VI a.C., e os comerciantes árabes introduziram esta especiária na região do Mediterrâneo antes do século I d.C. Foram os cruzados que introduziram o gengibre na Europa, vindo do Oriente Médio. Esta especiária já era um ingrediente presente em quase todas as receitas de um livro de culinária da corte inglesa datado de 1390. Os colonizadores espanhóis introduziram o gengibre ao Novo Mundo no século XVI.
A família das zingiberáceas inclui o gengibre e duas outras especiárias conhecidas - o cardamomo e o açafrão -, bem como a banana, uma parente distante. O cardamomo é muito usado na culinária tropical. Além disso, é utilizado como aromatizante de pães e bolos na Escandinávia. O açafrão, principal ingrediente do curry em pó, também é usado na Ásia para tingir tecidos de uma cor amarelada e, nos países ocidentais, como corante de algumas margarinas e laticínios.

Uma raiz que cura

Acrescentar um ou dois pedaços de gengibre crú descascado aos pratos com feijão ajuda a reduzir os gases provocados por este alimento.
Dica

Cure o resfriado com chá de gengibre. Uma boa maneira para aliviar os calafrios e a congestão decorrentes do resfriado é preparar um chá de gengibre da seguinte maneira: deixe ferver um ou dois pedaços de raiz de gengibre por dez minutos. Acrescente uma pitada de canela para aumentar o sabor.

Remédio popular

Há muito tempo, o gengibre é um ingrediente importante na medicina popular e sua popularidade é justificada de acordo com algumas pesquisas recentes, que estão tentando comprovar cientificamente seus efeitos. 

Câncer

Estudos recentes comprovaram que a beta-ionona, um terpenóide encontrado no gengibre, tem propriedades anticancerígenas. Os tumores induzidos em animais de laboratório têm um crescimento muito mais lento se os animais recebem um pré-tratamento com beta-ionona.

Náuseas e enjoo em viagens

As várias formas de apresentação do gengibre - bebidas não-alcoólicas ou cerveja, cápsulas e raiz de gengibre cristalizada - são remédios caseiros para combater a náusea e o vômito durante as viagens. Essa prática é muito popular principalmente na Alemanha, lugar onde é considerada um tratamento aprovado pelo governo como forma de combater o enjoo em viagens e a azia. Um estudo recente comprovou que o gengibre é tão eficaz quanto os medicamentos usados na prevenção de enjoos em viagens e não provoca a mesma sonolência do remédio.

Gengibre cristalizado ou bebida à base de gengibre com um sabor mais acentuado aliviam os enjoos da gravidez, a náusea decorrente da intoxicação alimentar, da gastroenterite ou da quimioterapia contra o câncer. O gengibre pode ser encontrado em cápsulas para quem acha o gosto muito forte ou sente irritação na mucosa bucal.

Dor

Como bloqueia a ação da prostaglandina (uma substância química parecida com hormônio que causa infecção), o gengibre também pode ajudar as pessoas que sentem as seguintes dores:
  • Enxaquecas: Estas dores de cabeça são provocadas por uma inflamação dos vasos sanguíneos cerebrais. Pelo menos uma pesquisa sugere que ingerir gengibre ao primeiro sinal da enxaqueca pode reduzir os sintomas.
  • Artrite: As prostaglandinas contribuem para curar problemas nas articulações em pessoas que sofrem de artrite. As pesquisas mostraram que as pessoas com osteoartrite ou artrite reumatoide sentiram menos dor e inchaço quando tomaram uma dose de gengibre em pó todos os dias.

Fonte: Livro Alimentos Saudáveis Alimentos Perigosos

Nenhum comentário:

Postar um comentário