quarta-feira, 18 de julho de 2012

Os benefícios dos brotos vegetais


Vantagem no consumo de brotos vegetais

  • Alguns são ricos em ácido fólico, e outros são uma fonte boa ou regular de proteínas, vitaminas B e ferro.
Desvantagem
  • Os brotos de alfafa podem provocar uma crise de sintomas em pacientes acometidos de lúpus.
Vários tipos de brotos são facilmente encontrados em lojas de produtos naturais, supermercados e restaurantes. Porém, poucos cumprem com a reputação de ser o protótipo de alimento saudável. Alguns brotos são bem mais nutritivos do que outros. Uma xícara de brotos de feijão-mungo cru, por exemplo, fornece 27% da Ingestão Diária Recomendada (IDR) de ácido fólico e 36% de vitamina C. No entanto, são necessárias cinco xícaras de brotos de alfafa para chegar a resultados comparáveis. Os brotos de brócolis têm recebido bastante atenção por parte dos pesquisadores, porque são uma fonte rica em sulforafano, um dos compostos anticancerígenos mais potentes isolados de sua fonte natural. Os brotos podem conter 50 vezes mais sulforafano do que o brócolis maduro.

Atenção: A maioria dos brotos, caso não estejam contaminados por bactérias, podem ser consumidos crus. Uma exceção importante é o grão de soja em broto, que contém uma toxina potencialmente nociva que é destruída durante o cozimento. Indivíduos acometidos de lúpus devem evitar os brotos de alfafa, pois ela pode desencadear uma crise sintomática sob qualquer forma.

Atenção

Todas as pessoas que comem brotos crus correm risco de se contaminar com E. Coli ou com a bactéria Salmonella. O risco é maior para crianças, idosos e pessoas com o sistema imunológico debilitado. Se você se encaixa em quaisquer desses casos, evite brotos crus de qualquer tipo, sobretudo de alfafa. Se você for adulto e saudável, pode reduzir o risco tomando as seguintes precauções: ao comprar brotos, certifique-se de que sejam frescos e ainda tenham raízes. Evite brotos escuros  ou com odor bolorento. Respeite o prazo de validade. Ponha-o na geladeira assim que chegar em casa. Cozinhá-lo antes de consumir também reduz os riscos de contrair qualquer doença.


Veja os benefícios de algumas variedades de brotos vegetais:


Broto de brócolis


O broto de brócolis contém glucorafanina e sulforafano, fitoquímicos que diminuem as chances de a pessoa desenvolver câncer de mama. Os grãos germinados são mais ricos em fitoquímicos se comparados com o brócolis já maduro. Eles chegam a ter de 10 a 100 vezes mais a quantidade de fitoquímicos. Ele também possui indol-3-carbinol, que bloqueia o crescimento do tumor da mama e diminui o risco de incidência da doença.


Broto de girassol


O broto de girassol é rico em substâncias antiinflamatórias e antioxidantes, que protegem as células do organismo. Essa ação antioxidante é realizada pela vitamina ômega-6, que ajuda no controle da hipertensão e do colesterol alto. O broto de girassol também possui betacaroteno e vitamina E, que protegem dos problemas do coração (cardiovasculares).


Broto de quinua




O broto de quinua tem em sua composição as vitaminas B1, B2, B3 e B6, que produzem mais energia para o organismo. Também é fonte de ácido fólico e ferro. Além desses nutrientes, possui vários outros, ajudando para fortalecer o sistema imunológico e aumentar a disposição. Alguns exemplos são: cobre, magnésio, manganês, fósforo, potássio e zinco. Por isso, o broto de quinua é considerado o alimento mais completo do mundo pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Broto de trigo
Muito rico em carboidratos, o broto de trigo possui proteínas e vitamina ômega-6. Também vitaminas do complexo B, vitamina E, ácido fólico, além dos minerais, ferro, magnésio e manganês, formam um coquetel reforçado que mantêm as doenças afastadas e dão mais energia ao organismo.
Broto de lentilha
O broto da lentilha contêm as vitaminas C, E, e também ácido fólico. Entre os minerais, podemos listar o ferro, fósforo e potássio, minerais que fortalecem todos os músculos do corpo, incluindo o que forma o coração. O broto de lentilha possui alto teor de proteínas, que somam aproximadamente 24% de sua composição total.
Broto de bambu
Muito utilizado no Oriente, o broto de bambu é rico nutrientes, tais como proteína vegetal, cálcio, aminoácidos, fibras, fósforo, e vitaminas B1, B2 e C.


Broto de soja


A soja, Glycine max, também é conhecida como fava-da-mandchúria, feijão-china ou feijão-japonês.As gorduras somam 18%, sendo que 10 % destas são ácidos graxos insaturados, substâncias oleosas muito benéficas para o nosso organismo, garantindo a vitalidade das funções protetoras.Vitaminas A,B1,B2,B3,B5,B12,C e K, normalmente presentes nos grãos de soja, estão bem mais concentradas nos brotos.Os minerais Cálcio, Ferro, manganês, potássio, magnésio e fósforo assumem nos brotos uma forma muito mais assimilável.As enzimas e lecitina estão consideravelmente aumentada nos grãos germinados da soja.Vitaminas A,B1,B2,B3,B5,B12,C e K, normalmente presentes nos grãos de soja, estão bem mais concentradas nos brotos.Os minerais Cálcio, Ferro, manganês, potássio, magnésio e fósforo assumem nos brotos uma forma muito mais assimilável.As enzimas e lecitina estão consideravelmente aumentada nos grãos germinados da soja.Os minerais Cálcio, Ferro, manganês, potássio, magnésio e fósforo assumem nos brotos uma forma muito mais assimilável.As enzimas e lecitina estão consideravelmente aumentada nos grãos germinados da soja.As enzimas e lecitina estão consideravelmente aumentada nos grãos germinados da soja.A soja é nutriente, calmante, mineralizante, vitaminizante, energética e tônica. Quanto ao valor energético da soja, uma colher de grãos cozidos tem apenas 16 caloriasAs proteínas encontradas nos brotos de soja, no total de 37%, sendo duas vezes mais concentradas do que as que são encontradas na carne, com todos os aminoácidos essenciais, metamorfoseiam-se em ingredientes de altíssimo valor biológico.

Broto de alfafa
Rica em proteínas, vitaminas E e K, a alfafa é usada pelos confeccionadores de comidas como fonte de clorofila e caroteno.
Broto de feijão
Os feijões possuem muitas variedades de brotos. Veja algumas variedades de feijões e seus nutrientes:
Feijão-azuqui - Vitamina C, ferro e proteínas;
Feijão-fradinho - Vitamina C e potássio;
Feijão-mungo - Conhecido como feijão-da-índia, possui vitaminas A e C, fósforo e ferro. Também pode ser utilizado na medicina oriental para baixar a temperatura do corpo em casos de febre;
Feijão-roxo - Contêm todas as vitaminas do complexo B, cálcio, potássio e ferro.
Fonte: Livro Alimentos Saudáveis Alimentos Perigosos, Site Mundo das Tribos

Nenhum comentário:

Postar um comentário