segunda-feira, 16 de julho de 2012

Os benefícios do mamão


Vantagens no consumo de mamão
  • Excelente fonte de vitamina C e potássio.
  • Rico em ácido fólico e betacaroteno.
  • Seu extrato é usado para amaciar carne.
Desvantagem
  • Pode causar dermatite em algumas pessoas.
Proveniente da América Central, hoje o mamão cresce em qualquer região de clima tropical do mundo.
Como muitas das frutas amarelo-alaranjadas, o mamão é rico em vitamina C e betacaroteno, a forma vegetal da vitamina A. Um mamão médio fornece mais que o dobro de vitamina C da Ingestão Diária Recomendada (IDR), quase 30% de ácido fólico e 800 mg de potássio.
O mamão contém papaína, uma enzima similar à pepsina (do suco gástrico). Como essa enzima quebra a proteína, o extrato de papaína do mamão é vendido como amaciador de carne. Esse extrato também tem sido usado por alguns médicos para tratar de rupturas de discos intervertebrais, mas a maioria não indica este tratamento.
Pomadas tópicas contendo papaína são aplicadas às vezes para promover a permuta de pele morta. A papaína causa o tipo de dermatite sentida por algumas pessoas que manipulam mamões; essa irritação não é necessariamente uma reação alérgica.

Geralmente consumida crua, essa fruta deve ser lavada, cortada ao meio e ter os caroços retirados. Os caroços são, em geral, descartados, mas podem também ser desidratados e usados como pimenta em grão.
Você também pode usar o mamão cozido; eles proporcionam um sabor doce tipicamente caribenho a pratos de frango e peixe. Alguns pedaços do mamão podem amaciar a carne de um molho, ao passo que a pectina presente serve para engrossar a textura.
O suco de mamão é bastante popular. Geralmente natural, ele pode ser misturado a outras frutas, como a laranja.

Fonte: Livro Alimentos Saudáveis Alimentos Perigosos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário