domingo, 28 de abril de 2013

Os alimentos antioxidantes

Alimentos antioxidantes

Pesquisas recentes sobre suplementos antioxidantes apresentaram resultados conflitantes, mas uma coisa é certa: uma alimentação rica em alimentos antioxidantes é uma opção inteligente. Existem centenas de estudos relacionando frutas, verduras e legumes ricos em antioxidantes a um menor risco de doenças cardíacas, câncer e muitas outras doenças. Mas por que frutas, legumes e verduras são tão saudáveis? Será pela presença de alguns componentes específicos encontrados nos produtos vegetais ou devido a uma combinação de nutrientes? Ou é por que pessoas que comem muitas frutas, legumes e verduras comem menos carne, ou em geral ingerem menos calorias? De qualquer maneira, a teoria dos antioxidantes merece ser investigada.
Como o fogo precisa de oxigênio para não se extinguir, cada célula do nosso corpo precisa de um fornecimento constante de oxigênio para obter energia dos alimentos digeridos. Mas esse consumo de oxigênio também tem um preço. Ele produz radicais livres, que são moléculas instáveis que podem prejudicar as células saudáveis. Os radicais livres são altamente reativos porque contêm um elétron ímpar, e os elétrons preferem andar aos pares. Portanto, esses radicais livres procuram uma molécula da qual possam roubar um elétron. Assim, a vítima molecular sai em busca de um elétron para satisfazer sua deficiência e, então, se estabelece no organismo uma reação em cadeia que resulta na geração de mais radicais livres. A molécula que perdeu elétrons é chamada de "oxidada".
Embora todas as células saudáveis produzam pequenas quantidades de radicais livres, existem diversos outros fatores que podem estimular sua formação no corpo humano, como radiação (inclusive raios X), fumaça de cigarro, álcool e poluentes ambientais. O excesso de radicais livres pode danificar o DNA e outros materiais genéticos. O sistema imunológico do corpo busca e destrói essas células mutantes, da mesma forma que elimina bactérias invasoras e outros organismos estranhos. No entanto, esse mecanismo diminui com a idade, e o corpo se torna cada vez mais vulnerável aos danos causados pelos radicais livres.
Os antioxidantes são moléculas que interagem para estabilizar os radicais livres, prevenindo os danos que podem ser causados por eles. Pesquisadores identificaram centenas de antioxidantes nos alimentos que ingerimos, inclusive as vitaminas C, E, selênio e carotenóides como betacarotenos e o licopeno. Existem inúmeros outros fitoquímicos (substâncias químicas derivadas de plantas), como os famosos polifenóis do chá e do vinho, que possuem propriedades antioxidantes.
Com o decorrer do tempo, sem as ações neutralizadoras dos antioxidantes, o dano que os radicais livres pode causar às células pode se tornar irreversível, levando a um câncer. Os antioxidantes também podem prevenir doenças do coração ao impedir a oxidação do LDL, o mau colesterol. Na verdade, é o colesterol oxidado que danifica as artérias. Existem centenas de estudos relacionando dietas ricas em antioxidantes a menores riscos de câncer e doenças cardíacas, assim como a outras doenças degenerativas.



Possíveis efeitos prejudiciais da suplementação de antioxidantes

Ainda não está claro qual é o efeito da suplementação de antioxidantes na saúde. Testes clínicos aleatórios em larga escala ainda não chegaram a conclusões consistentes. Em cinco testes clínicos separados que estudaram os efeitos dos suplementos de antioxidantes sobre o câncer na última década, os resultados variaram de uma incidência reduzida de câncer gástrico, a um possível aumento na taxa de câncer de pulmão ligada à ingestão de antioxidantes.
Recentemente, a U.S. Preventive Services Task Force investigou mais de 24 dos últimos estudos sobre o uso de antioxidantes para reduzir os riscos de câncer e de doenças cardíacas, e publicou suas conclusões. Os dados levaram o coordenador da pesquisa a concluir que as pessoas que tomavam suplementos de antioxidantes com o único propósito de prevenir doenças cardíacas ou câncer "estavam basicamente produzindo uma urina cara". Pesquisadores da Cleveland Clinic Foundation estudaram essas pesquisas que examinaram a relação entre doenças cardiovasculares e vitaminas antioxidantes. Compilaram-se os resultados e descobriu-se que a vitamina E não trazia benefício para as pessoas que sofriam de doenças cardiovasculares, e que suplementos de betacaroteno aumentavam ligeiramente esses riscos.



Pesquisas em andamento sobre os antioxidantes

Embora os resultados recentes tenham sido desanimadores, a pesquisa continua. É possível que embora a Vitamina E não seja de nenhuma valia para tratar doenças cardiovasculares já existentes, ela ajude a evitar que se desenvolvam. Existem muitos testes que estão analisando o efeito da suplementação de antioxidantes nas doenças degenerativas, e os resultados são esperados par um futuro breve. Talvez os antioxidantes tenham um efeito mais forte em outras doenças.



O poder dos antioxidantes

Pesquisadores investigaram e identificaram, literalmente, centenas de fitoquímicos antioxidantes em nossos alimentos, de vitaminas a pigmentos, que protegem contra doenças. E a lista não pára de crescer. A seguir, apresentamos os principais:

  • Vitamina C: Protege contra doenças cardíacas, catarata, degeneração macular e alguns tipos de câncer. É encontrada em frutas cítricas, tomate, melão, morango, kiwi, pimentão vermelho doce e brócolis.
  • Vitamina E: Pode ajudar a prevenir doenças cardíacas, câncer de próstata e desacelerar a progressão do Alzheimer. É encontrada em nozes e similares, sementes, óleos, frutas, legumes e verduras.
  • Carotenóides (Betacaroteno): Protege contra o câncer, particularmente o câncer de pulmão e doenças cardíacas. Pode ser encontrado em legumes de cor laranja e folhas verde-escuras, cenoura, batata-doce, abóbora, damasco, pêssego, melão, brócolis, couve e espinafre.
  • Luteína (Zeaxantina): Protege contra degeneração macular. Pode ser encontrada em hortaliças de cor verde-escuras, milho, pimentão, espinafre, couve e laranja.
  • Licopeno: Pode proteger contra câncer de próstata, de pulmão e doenças cardíacas Pode ser encontrado no tomate, grapefruit (Toranja) rosa e melancia.
  • Flavonóides (Antocianidinas): Protege contra o câncer. Pode ser encontrado no mirtilo, cerejas, cranberries (Oxicoco), amoras-pretas, groselha-preta, ameixas e uvas vermelhas.
  • Hesperidina: Protege contra doenças cardíacas e câncer. Pode ser encontradas em frutas e sucos cítricos.
  • Isoflavonas: Protege contra doenças cardíacas e câncer. Podem ser encontradas na soja, legumes e amendoim.
  • Quercetina: Protege contra doenças cardíacas e câncer. Pode ser encontrada na cebola, maçã, frutas silvestres, uvas vermelhas, couve, brócolis e vinho tinto.
  • Selênio: Pode proteger contra cânceres de próstata, cólon e pulmão. Cereais integrais, nozes, acelga, cebola, alho, aves, frutos do mar e carne.
  • Co-enzima Q10: Pode reduzir o risco de doenças cardíacas. Trabalha junto com a vitamina E. Pode ser encontrada em todos os alimentos vegetais e animais.

A vantagem de se obter antioxidantes dos alimentos

Por enquanto, qualquer pessoa que tome suplementos com quantidades de nutrientes superiores a IDR deve consultar um médico, principalmente se estiverem tomando outros remédios. Doses elevadas de vitamina E, por exemplo, podem interferir na coagulação do sangue e aumentar o risco de hemorragia. Alguns antioxidantes também podem reduzir a eficiência de medicamentos à base de estatina, tomados para reduzir os níveis de colesterol.
Os resultados de pesquisas até hoje reforçam que os alimentos ricos em antioxidantes continuam sendo a melhor fonte de nutrientes.

Atenção!

Fumantes que toma suplementos com altas doses de betacaroteno, na verdade, aumentam suas chances de desenvolver câncer de pulmão - afirmam dois grandes estudos médicos.
Pesquisas em andamento continuam a enfatizar que todas as pessoas devem obter os benefícios dos antioxidantes da maneira tradicional - comendo futas, legumes e verduras.



Os 10 mais entre frutas, legumes e verduras antioxidantes

Medidas por meio do teste ORAC, que se refere à Capacidade de Absorção dos Radicais de Oxigênio (Oxygen Radical Absorbance Capacity) - um teste usado para medir o poder antioxidante total dos alimentos e de outras substâncias químicas. Quanto mais alto for o fator ORAC, maior sua capacidade antioxidante. Este é um teste laboratorial e sua relevância para a alimentação ainda não está clara. Demonstrar que uma substância neutraliza os radicais livres em um tubo de ensaio e mostrar que evita alguma doença são duas coisas diferentes.

Medidas ORAC para 100 ml

Frutas

Ameixa seca.....................5770                        
Uva-passa........................2830                        
Mirtilo..............................2400                        
Morango..........................1540                        
Framboesa.......................1220                      
Ameixa.............................949                          
Laranja.............................750                          
Uva..................................739                          
Cereja..............................670                          
Kiwi.................................602  

Legumes e verduras                      

Couve..............................1770
Espinafre..........................1260
Couve-de-bruxelas...........980
Brócolis............................890
Beterraba..........................840
Pimentão vermelho............710
Cebola..............................450
Milho................................400
Berinjela............................390
Cenoura.............................210

Fonte: Livro Alimentos Saudáveis Alimentos Perigosos

Nenhum comentário:

Postar um comentário