sábado, 27 de abril de 2013

Cuidado com a anemia

A anemia

A anemia é o termo geral usado para descrever distúrbios caracterizados pela incapacidade do glóbulos vermelhos de transportar oxigênio suficiente. Isso pode ocorrer devido a uma anormalidade no nível de hemoglobina, o pigmento vermelho presente no sangue constituído de ferro e proteína, que transporta oxigênio dos pulmões para todas as células sanguíneas. Os sintomas da anemia, portanto, refletem a falta de oxigênio no organismo. Na anemia leve, esses sintomas podem variar de fraqueza geral, palidez e fadiga e unhas quebradiças. Casos mais graves são caracterizados por falta de ar, desmaio e arritmia cardíaca.

Anemia por deficiência de ferro

O tipo mais comum de anemia é provocado por uma carência de ferro, que normalmente é ocasionada por algum tipo de perda de sangue. Frequentemente, pacientes cirúrgicos, vítimas de acidente, pessoas com úlceras perfuradas ou determinados tipos de câncer, ou pessoas com sangramento no nariz sofrem de anemia por deficiência de ferro. Na verdade, um exame de sangue que aponta uma deficiência de ferro faz o médico investigar a possibilidade de câncer de cólon. Mulheres com longos períodos de menstruação, especialmente adolescentes, correm o risco de ter anemia, assim como crianças pequenas, pessoas que fazem dietas crônicas, mulheres atletas, maratonistas ou vegetarianos radicais. Mulheres grávidas têm predisposição à anemia devido à demanda do bebê em desenvolvimento e da placenta



Cozinhe em panelas de ferro

Cozinhe tomate se outros alimentos ácidos em panelas de ferro, pois adicionam grande quantidade da substância aos alimentos. Ao preparar 120 ml de molho de tomate em uma panela normal, obtêm-se 0,7 mg de ferro. Já preparar esta mesma quantidade em uma panela de ferro acrescenta mais 5 mg ao molho - as panelas de ferro podem fazer com que os alimentos percam a cor, mas o gosto fica inalterado.

Outros tipos de anemia

A anemia hemolítica ocorre quando os glóbulos vermelhos do sangue são destruídos mais rápido que o normal. A causa pode ser hereditária ou proveniente de uma série de doenças - inclusive leucemia e outros tipos de câncer, função anormal do baço, distúrbios autoimunes e hipertensão grave.
A anemia perniciosa ou megaloblástica é causada pela deficiência de vitamina B12 necessária para produzir os glóbulos vermelhos do sangue. Os ácidos do estômago liberam vitamina B12 da proteína dos alimentos. Esta vitamina então se une a uma substância chamada fator intrínseco, possibilitando que a B12 seja absorvida pela corrente sanguínea. Isso significa que você pode desenvolver uma deficiência de vitamina B12 se seu estômago produzir uma quantidade insuficiente de ácido.



Pessoas mais idosas podem precisar de suplementos

Até um terço dos adultos mais velhos produzem níveis inadequados de ácido no estômago, e não conseguem mais absorver adequadamente a vitamina B12 dos alimentos. Pessoas acima dos 50 anos devem atender sua necessidade de B12 consumindo alimentos fortificados com esta vitamina ou tomando suplementos dela. A vitamina B12 é encontrada apenas em produtos animais e, portanto, os vegetarianos radicais correm risco de adquirir anemia e devem consumir alimentos fortificados e/ou tomar suplementos. O óxido nitroso (gás hilariante) interfere no metabolismo da vitamina B12  e pessoas que abusam dessa substância na busca de um "barato" mostram sinais de deficiência de vitamina B12, que foi revertida quando elas tomaram os suplementos.
A deficiência de ácido fólico, outra vitamina do complexo B, também pode causar anemia em mulheres grávidas (que geralmente precisam de ácido fólico extra para o feto que está em desenvolvimento), em alcoólatras e em pessoas de mais idade.
Tipos relativamente raros de anemia incluem a talassemia, um distúrbio hereditário, e a anemia aplástica, que pode ser causada por infecção, por exposição a substâncias químicas tóxicas, por radiação ou por distúrbio genético.



Qual a quantidade necessária de ferro?

O corpo humano recicla o ferro a fim de produzir novos glóbulos vermelhos. Ainda assim, o corpo perde uma média de 1 mg para os homens e 1,5 mg para as mulheres nos anos reprodutivos. O corpo absorve apenas uma pequena quantidade de ferro da alimentação. Portanto, a IDR pede um consumo maior do que foi perdido: 8 mg por dia para homens e mulheres que já passaram da menopausa, 18 mg para mulheres com menos de 50 anos e 27 mg para mulheres grávidas. As pessoas que têm anemia relacionada à nutrição podem se beneficiar ao consultar um bom médico ou um bom nutricionista.

Para evitar a anemia coma bastante:
  • Miúdos, carne bovina, aves, peixes e gema de ovo por causa do ferro e da vitamina B12.
  • Ervilha e feijão secos, tâmaras, passas, damasco seco, nozes e outros frutos secos, sementes e melado de cana-de-açúcar - todos são boas fontes de ferro não heme.
  • Pães e cereais enriquecidos com ferro.
  • Frutas cítricas e outras boas fontes de vitamina C, como suco de laranja, que aumenta a absorção de ferro pelo organismo.
  • Verduras de folhas verde-escuras, lentilhas e feijões, aspargos, milhos e grãos enriquecidos devido ao ácido fólico.
Controle o consumo de:
  • Farelo de cereais, espinafre, ruibarbo, acelga, chocolate e chá, porque prejudicam a absorção de ferro
Atenção!

Não tome suplementos de ferro a não ser que um exame de sangue tenha comprovado que você tem uma deficiência deste mineral. Excesso de ferro pode ser perigoso. Estima-se que quase  10% da população sofre de hemocromatose não diagnosticada, ou a doença do "excesso de ferro". Para essas pessoas, os suplementos de ferro podem acarretar resultados catastróficos.

As melhores fontes de ferro são os produtos derivados de animais - carne, peixe, aves e gema de ovo. O corpo absorve muito mais do ferro heme encontrado nesses alimentos do que do ferro não-heme encontrado nas fontes vegetais - como verduras de folhas verde-escuras, frutas secas, soja e outros legumes, nozes, sementes, pães e cereais enriquecidos com ferro. Os vegetarianos radicais ou as pessoas que utilizam alimentos vegetais para obter ferro precisam aumentar muito sua ingestão desse tipo de alimento, já que o ferro contido neles não é bem absorvido pelo corpo. Acrescentar alimentos ricos em vitamina C a uma refeição vegetariana pode aumentar a absorção de ferro não-heme de outros alimentos quando ingeridos na mesma refeição.

Corredoras, cuidado!

Mulheres atletas e corredoras de maratona devem incluir uma dose extra de ferro em sua alimentação.



Cuidado com os compostos naturais do chá, chamados de taninos

Eles podem se aliar ao ferro e fazer com que não possa ser absorvido. É  melhor tomar o chá entre as refeições e não durante. os alimentos ricos em oxalatos como espinafre e ruibarbo, acelga e chocolate, assim como is fitatos encontrados nas nozes, em alguns legumes e em farelos de cereais, também podem se aglutinar com o ferro e evitar que o mineral seja usado pelo corpo.

Fonte: Livro Alimentos Saudáveis Alimentos Perigosos

Nenhum comentário:

Postar um comentário