quarta-feira, 24 de abril de 2013

O alcoolismo

O que é o alcoolismo?

O alcoolismo é definido como o ato de beber de forma crônica, chegando a interferir na vida pessoal, familiar e profissional de alguém. Embora beber ocasionalmente não seja prejudicial ao indivíduo, é importante reconhecemos que é muito fácil exagerar no álcool.

O que pode fomentar o alcoolismo

Predisposição genética, comportamento aprendido e experiências na infância - inclusive maus-tratos -, são todos considerados fatores que levam ao alcoolismo. A progressão da doença varia de uma pessoa para outra. Para alguns, desenvolve-se assim que começam a beber. Entretanto, para a maioria das pessoas, a doença progride lentamente, começando com a bebida social e esporádica, passando por uma entrega mais frequente aos apelos prazerosos da bebida, até que a pessoa fique totalmente viciada.
Alguns alcoólatras são bebedores de ocasião, e podem ficar semanas ou até meses sem ingerir uma gota de álcool. Mas ao tomar o primeiro gole, só conseguem parar quando ficam incapacitados ou desmaiam. Ainda que essas pessoas tenham dificuldade de manterem-se sóbrias, provavelmente não sofrem os sintomas graves da abstinência. Em outros casos, a abstinência por 12 a 24 horas produzirá sintomas como sudorese, irritabilidade, náusea, vômito e fraqueza. Sintomas mais graves podem surgir no período de dois a quatro dias, e podem incluir delirium tremens (DTs) - doença caracterizada por febre e delírio.
A overdose crônica de álcool gera consequências psicológicas e físicas. Frequentemente, alcoólatras não parecem intoxicados, mas sua capacidade para trabalhar e desempenhar atividades diárias torna-se cada vez mais prejudicada. Tendem a sofrer de depressão, alteração de humor e comportamentos violentos. A taxa de suicídio entre alcoólatras é mais alta do que a da população em geral. Na média, mo alcoolismo reduz a expectativa de vida não apenas devido ao suicídio, mas também por aumentar o risco de doenças fatais como câncer de pâncreas, fígado e esôfago. Mulheres que bebem muito durante a gravidez podem ter filhos com síndrome alcoólica fetal e os bebês podem apresentar uma série de defeitos congênitos, inclusive retardamento mental.



Efeitos do alcoolismo na nutrição

O alcoolismo pode levar à má alimentação, não só porque os bebedores crônicos tendem a comer mal, mas também porque o álcool altera a digestão e o metabolismo da maioria dos nutrientes. A deficiência grave de tiamina é extremamente comum, assim como deficiências de ácido fólico, riboflavina, vitamina B6 e selênio. Como muitos alcoólatras sofrem de deficiência de vitamina D, eles correm maior risco de fraturas e osteoporose. As funções hepática e pancreática prejudicadas pela bebida podem dificultar a digestão de gorduras. Há um aceleramento no metabolismo da glicose, que pode resultar em baixos níveis de açúcar no sangue, já que o álcool estimula a produção de insulina. E os alcoólatras estão frequentemente acima do peso, devido à ingestão das calorias do álcool.

Dietas e suplementos ajudam

Se o alcoólatra parar de beber, os problemas nutricionais devem ser atacados um de cada vez. É recomendável prescrever alguns suplementos para tratar as deficiências e dietas que levem em consideração os problemas fundamentais. Por exemplo, uma pessoa que está acima do peso precisa de uma dieta que supra suas deficiências nutricionais sem aumentar o peso. Se existem problemas hepáticos, a ingestão de proteínas deve ser monitorada a fim de evitar uma sobrecarga do fígado.



Fatos sobre o álcool


  • O lúpulo que dá um sabor e um aroma diferenciados à cerveja é uma trepadeira perene, que é parente da cannabis.
  • Banho frio, café forte e tratamentos do gênero não servem para ajudar a pessoa a ficar sóbria.
  • Grandes quantidades de álcool reduzem o desempenho sexual nos homens. O álcool reduz os níveis de testosterona enquanto aumenta os níveis de estrógeno que podem levar a impotência, testículos diminuídos e crescimento das mamas em homens.
  • Mulheres absorvem o álcool na corrente sanguínea de forma mais eficiente que os homens.
Fonte: Livro Alimentos Saudáveis Alimentos Perigosos

Nenhum comentário:

Postar um comentário