domingo, 7 de abril de 2013

O chocolate

Vantagens no consumo de chocolate

  • Pode melhorar o humor de algumas pessoas.
  • Como outros alimentos vegetais, contém vários antioxidantes.
Desvantagens
  • Contém muitas calorias e gorduras.
  • Pode provocar dores de cabeça.
Em 1502, a tripulação de Colombo retornava da quarta viagem ao Novo Mundo, quando levou na bagagem as primeiras sementes de cacau para a Europa. Posteriormente, os espanhóis misturaram as ementes com baunilha e outras essências, açúcar e leite e fizeram uma mistura pela qual, segundo um escritor da época, as pessoas "chegavam até a morrer". Montezuma, o imperador asteca, descreveu o chocolate como "uma bebida dos deuses, que aumenta a resistência e combate o cansaço".
Durante os primeiros seculos, o chocolate era servido apenas como uma bebida. Uma forma sólida - provavelmente, mais parecida com o marzipã do que com o chocolate de hoje - era vendida como um desjejum instantâneo na França do século XVIII. Devido aos eu efeitos estimulantes, provocados por seu teor de cafeína, o chocolate foi considerado um alimento particularmente útil para os soldados que montavam guarda à noite.
A barra de chocolate, que foi comercializada pela primeira vez por volta de 1910, atraiu a curiosidade do público quando foi usada pelo exército norte-americano como o "alimento de combate" durante a Segunda guerra Mundial.



A fonte do chocolate

O chocolate é feito a partir dos grãos descobertos das bagas do cacaueiro, uma árvore perene que se originou nos vales ribeirinhos da América do Sul. Os povos primitivos da América Central e do Sul valorizavam tanto o cacau que usavam seu grão como moeda de troca. Atualmente, aproximadamente três quartos da produção mundial de chocolate são cultivados na África Ocidental, e praticamente todo o restante no Brasil.
Depois que os grãos de cacau são colhidos, há uma fase inicial de fermentação e secagem, seguida por uma fase de torrefação a baixas temperaturas, para acentuar o aroma. Seguem-se diversos estágios de fabricação, dependendo do produto final - se é chocolate sólido ou em pó.
Em 1828, a família Van Houten de Amsterdã tentava obter uma bebida mais fina, e inventou uma prensa para remover a maior parte da manteiga de cacau dos grãos. Não só conseguiram criar uma bebida mais fina, mas também descobriram que ao misturar de volta a pasta de cacau com os grãos de cacau moídos, conseguia-se fazer uma pasta mais macia e com mais gordura que absorvia açúcar. E assim surgiu o "chocolate comestível".



Componentes do chocolate

O chocolate não é uma fonte rica de nutrientes, mas não é prejudicial comer uma quantidade limitada de chocolate, principalmente o amargo.
Uma porção de 30 g de chocolate em barra contém aproximadamente 150 calorias e 2 ou 3 g de proteína. O grão original tem grandes doses de vitamina E e vitamina B. Entretanto, estes nutrientes estão muito diluídos, sendo negligenciados no chocolate processado de hoje. O chocolate ao leite ou o meio amargo contém 40 a 53% de gordura ou de manteiga de cacau. Tanto o chocolate quanto o cacau em pó contém cromo, ferro, magnésio, fósforo e potássio, mas a gordura e as calorias fazem do chocolate uma fonte inadequada desses minerais - exceto quando usado em suprimentos de emergência.
Um composto químico que previne o chocolate de ficar rançoso valorizou rapidamente a manteiga de cacau, transformando-a em um alimento de longa durabilidade e um óleo comestível.
O chocolate é sólido em temperatura ambiente, mas como o seu ponto de fusão é exatamente abaixo da temperatura do corpo de uma pessoa, começa a derreter e a liberar seus componentes aromáticos logo que é colocado na boca.
O chocolate branco, uma mistura de manteiga de cacau, leite em pó e açúcar, não contém cacau em pó. Diferentemente do chocolate ao leite, o chocolate branco não tem boa durabilidade, porque não contém os produtos que evitam o leite em pó de ficar rançoso com o tempo.



A sensação de bem-estar que traz o chocolate

O chocolate contém dois estimulantes alcalóides relacionados, a teobromina e a cafeína em uma proporção de 10 para 1. A teobromina, diferentemente da cafeína, não é um estimulante do sistema nervoso central; seus efeitos são diuréticos. Os produtos à base de chocolate comercializados contêm apenas 0,1% de cafeína e são menos estimulantes, se comparamos o volume, do que uma xícara de café descafeinado. O chocolate sem açúcar, para uso culinário doméstico, é uma fonte mais concentrada de cafeína. O chocolate também é rico em feniletilamina (PEA), um composto natural com efeitos parecidos aos da anfetamina. Em alguns casos, pode causar dores de cabeça enxaqueca em pessoas sensíveis.

Prefira o chocolate amargo ao chocolate ao leite. O chocolate amargo contém mais antioxidantes e menos gordura. O chocolate ao leite contém a gordura do leite, que é uma gordura altamente saturada.

Algumas pessoas (geralmente mulheres) possuem uma tendência de comer chocolate após abalos emocionais. Não existem explicações científicas para este comportamento. No entanto, os psiquiatras supõe        que os "chocólatras" podem ser pessoas com problemas no mecanismo de regulagem de feniletilamina do corpo. Outros estudiosos atribuem os desejos por chocolate a mudanças hormonais, como as que ocorrem na puberdade ou no período pré-menstrual.



Novos estudos sobre o chocolate

Um relatório publicado na edição de fevereiro de 2003 do Journal of the American Dietetic Association apresenta alguns dados favoráveis ao chocolate. Os pesquisadores revisaram diversos estudos sobre os possíveis benefícios do chocolate à saúde, principalmente do chocolate amargo e do cacau. Descobriram  que os flavonóides presentes no chocolate têm algumas propriedades antioxidantes - também encontradas no vinho tinto e em algumas frutas, verduras e legumes - associadas a um risco menor de problemas cardíacos.
O chocolate tem melhor sabor quando ingerido de estômago vazio. Nunca guarde chocolate na geladeira - isso fará a manteiga se separar e formar uma mancha branca. Ao provar um chocolate, deixe que o pedaço repouse alguns segundos na boca, para liberar os primeiros aromas e sabores. A seguir, mastigue-o algumas vezes para liberar os aromas secundário. Deixe descansar novamente colado ao céu da boca, para que você consiga alcançar todos os seus sabores.

Fonte: Livro Alimentos Saudáveis Alimentos Perigosos  

Nenhum comentário:

Postar um comentário