segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Os benefícios da ervilha e da vagem



Vantagens no consumo de ervilha e vagem

  •   Ervilha e vagem são fontes das vitaminas C e B6, ácido fólico, tiamina e potássio.      
  •  Ricas em pectina e outros tipos de fibras.
  • A ervilha e a vagem fornecem proteínas completas, quando servidas com produtos à base de farelo de cereais.

Desvantagem
  • Ricas em purinas, que podem precipitar uma crise sintomática de gota em portadores deste distúrbio.

A ervilha sempre foi uma planta de grande importância na História. Além de serem mencionadas na Bíblia, ervilhas secas foram encontradas até mesmo em túmulos egípcios. No século XIX, dois tipos de ervilhas forneceram dados para Gregor Johann Mendel, o fundador  da genética moderna. As ervilhas são classificadas como legumes, e, como tais, formam proteínas completas quando combinadas com grãos. Ervilhas verdes e frescas são mais práticas do que legumes desidratados, pois não requerem muito tempo de cozimento e podem ser consumidas até mesmo cruas.
Além de serem ricas em proteínas, as ervilhas verdes e frescas são uma boa fonte de pectina e de outras fibras solúveis, que ajudam a controlar os níveis de colesterol no sangue. No entanto, não é verdade que comer três ervilhas secas por dia abaixa os níveis de colesterol no sangue. A vagem é rica em fibras solúveis, que ajudam a prevenir a prisão de ventre. A ervilha verde possui menos calorias e gordura do que outros alimentos ricos em proteínas. Uma porção de ½ xícara contém cerca de 60 calorias e 4 gramas de proteína. Meia xícara de ervilhas verdes cozida fornece cerca de 40% da Ingestão Diária Recomendada (IDR) de vitamina C para mulheres e de 16 a 25% da IDR de ácido fólico e de 10 a 15% da IDR de tiamina, além de 1 mg de ferro e 215 mg de potássio.
A ervilha contém luteína, um fitoquímico relacionado ao baixo risco de desenvolvimento de degeneração macular, a principal causa de cegueira em adultos de idade mais avançada.



Quanto mais nova a ervilha verde for, mais doce e macia será. Ervilhas muito novas podem ser consumidas com a vagem. Assim que for colhida, deve ser consumida ou refrigerada, porque o açúcar que contém se converte rapidamente em amido. Após retirar a casca (vagem), a ervilha verde pode ser consumida crua ou cozida. Para minimizar a perda de vitaminas, deve ser consumida com o mínimo de água possível, até ficar macia. Cozinhar parte da casca com as ervilhas ou com caldo de carne adiciona sabor e nutrientes. Retire-a do prato antes de servir. A ervilha também é vendida congelada ou enlatada. Das duas formas, a congelada é a melhor, pois a enlatada possui menos nutrientes, menos cor e sabor e ainda são adicionados sal e açúcar.
A ervilha torta é muito usada nos pratos fritos da culinária chinesa e é vendida fresca ou enlatada. Pode ser consumida com a casca, pois são colhidas ainda verdes, mas consequentemente contém menos proteína do que a ervilha verde. Entretanto, é mais rica em vitamina C ( 1/2 xícara fornece cerca de 40 mg, ou 90% da IDR) e possui  uma quantidade ligeiramente maior de ferro. Se consumida com sua casca fibrosa, uma porção de ervilhas frescas contém cerca de 35 calorias por xícara.
Como outros legumes, a ervilha é rica em purina, que pode precipitar uma crise de gota em pessoas acometidas por este mal.

Fonte: Livro Alimentos Saudáveis Alimentos Perigosos

Nenhum comentário:

Postar um comentário