Vantagens
- Pode impedir enjoos em viagens.
- Alivia a náusea.
- Vinho de gengibre ajuda a aliviar as cólicas menstruais.
Desvantagem
- O gengibre cru ou cristalizado pode provocar irritações na mucosa da boca e em outras mucosas.
A família das zingiberáceas inclui o gengibre e duas outras especiárias conhecidas - o cardamomo e o açafrão -, bem como a banana, uma parente distante. O cardamomo é muito usado na culinária tropical. Além disso, é utilizado como aromatizante de pães e bolos na Escandinávia. O açafrão, principal ingrediente do curry em pó, também é usado na Ásia para tingir tecidos de uma cor amarelada e, nos países ocidentais, como corante de algumas margarinas e laticínios.
Uma raiz que cura
Acrescentar um ou dois pedaços de gengibre crú descascado aos pratos com feijão ajuda a reduzir os gases provocados por este alimento.
Dica
Cure o resfriado com chá de gengibre. Uma boa maneira para aliviar os calafrios e a congestão decorrentes do resfriado é preparar um chá de gengibre da seguinte maneira: deixe ferver um ou dois pedaços de raiz de gengibre por dez minutos. Acrescente uma pitada de canela para aumentar o sabor.
Remédio popular
Há muito tempo, o gengibre é um ingrediente importante na medicina popular e sua popularidade é justificada de acordo com algumas pesquisas recentes, que estão tentando comprovar cientificamente seus efeitos.
Câncer
Estudos recentes comprovaram que a beta-ionona, um terpenóide encontrado no gengibre, tem propriedades anticancerígenas. Os tumores induzidos em animais de laboratório têm um crescimento muito mais lento se os animais recebem um pré-tratamento com beta-ionona.
Náuseas e enjoo em viagens
As várias formas de apresentação do gengibre - bebidas não-alcoólicas ou cerveja, cápsulas e raiz de gengibre cristalizada - são remédios caseiros para combater a náusea e o vômito durante as viagens. Essa prática é muito popular principalmente na Alemanha, lugar onde é considerada um tratamento aprovado pelo governo como forma de combater o enjoo em viagens e a azia. Um estudo recente comprovou que o gengibre é tão eficaz quanto os medicamentos usados na prevenção de enjoos em viagens e não provoca a mesma sonolência do remédio.
Gengibre cristalizado ou bebida à base de gengibre com um sabor mais acentuado aliviam os enjoos da gravidez, a náusea decorrente da intoxicação alimentar, da gastroenterite ou da quimioterapia contra o câncer. O gengibre pode ser encontrado em cápsulas para quem acha o gosto muito forte ou sente irritação na mucosa bucal.
Dor
Como bloqueia a ação da prostaglandina (uma substância química parecida com hormônio que causa infecção), o gengibre também pode ajudar as pessoas que sentem as seguintes dores:
- Enxaquecas: Estas dores de cabeça são provocadas por uma inflamação dos vasos sanguíneos cerebrais. Pelo menos uma pesquisa sugere que ingerir gengibre ao primeiro sinal da enxaqueca pode reduzir os sintomas.
- Artrite: As prostaglandinas contribuem para curar problemas nas articulações em pessoas que sofrem de artrite. As pesquisas mostraram que as pessoas com osteoartrite ou artrite reumatoide sentiram menos dor e inchaço quando tomaram uma dose de gengibre em pó todos os dias.
Fonte: Livro Alimentos Saudáveis Alimentos Perigosos
Nenhum comentário:
Postar um comentário