- Carnes magras, legumes, frutas secas, cereais fortificados e outros alimentos ricos em ferro.
- Verduras de folhas verde-escuras, germe de trigo e legumes com ácido fólico.
- Produtos magros derivados de animais, para obter vitamina B12.
- Durante uma crise, alimentos leves e neutros.
Evite
- Alimentos salgados, condimentados, ácidos, ou qualquer outro que piore os sintomas.
- Álcool e bebidas muito quentes.
Normalmente conhecidas como úlceras da membrana bucal, as aftas (ou estomatites aftosas) aparecem como pequenas e doloridas protuberâncias brancas ou amareladas. Em casos graves, podem surgir dezenas delas, tanto como feridas isoladas espalhadas pela boca, como em grandes agrupamentos. Elas provocam dor aguda nos primeiros dias, duram cerca de um a duas semanas e cicatrizam sem causar maiores problemas. Aftas maiores podem durar duas semanas ou meses e podem ser acompanhadas de fadiga, febre e inchaço dos gânglios linfáticos.
Embora a causa das aftas seja desconhecida, os médicos acreditam que o problema possa ser uma reação imunológica anormal ou uma infecção viral. Estresse ou trauma local, como dentaduras mal encaixadas, podem desencadear uma ocorrência de afta. Em casos mais raros, as aftas podem ser um sintoma de um distúrbio sistêmico, como reações alérgicas a alimentos, anemia, doença celíaca, doença de Chron ou lúpus. Deficiências de ferro, vitamina B12 e ácido fólico também foram associadas a uma maior propensão a aftas. Comer alimentos com grande concentração desse nutrientes pode ajudar a prevenir as manifestações.
Dicas contra as aftas
- Mastigue um antiácido para aliviar a dor. Você pode colocar uma pastilha antiácida sobre a ferida e deixá-la dissolver ou mastigá-la. Qualquer pastilha vendida na farmácia serve. Isso aliviará a dor ao neutralizar os ácidos que irritam a afta. Um saquinho de chá úmido tem o mesmo efeito.
- Mastigue folhas novas de abacateiro.
- Faça bochecho com chá das folhas de sálvia duas vezes ao dia.
- Coloque mel cristalizado sobre a ferida para ajudar a cicatrização.
- Coloque uma pitada de bicarbonato de sódio sobre a afta.
- Com um cotonete, pingue uma ou duas gotas de água oxigenada para conter a proliferação. Você sentirá a espuma na língua e isso é sinal de que está havendo a eliminação das bactérias. Haverá também um aumento da dor, mas depois diminuirá bastante.
- Coloque cascas de romã dentro de um copo com água por um dia. Faça gargarejo com essa mistura por alguns minutos.
- Faça bochecho com iogurte natural.
- Coloque algodão embebido em loção de calêndula.
- Coloque três colheres de sopa de folhas de sálvia em uma xícara de chá de vinagre branco. Coloque em um frasco hermeticamente fechado e deixe descansar por dez dias. ao Sol. Coe e aplique com um chumaço de algodão.
- Misture duas colheres de sopa de vinagre em um copo de água. Faça bochecho com a mistura.
Ao aparecerem as aftas, evite qualquer alimento ou bebida que possa irritar as úlceras. Dentre os agressores mais comuns, podemos listar bebidas quentes, álcool, alimentos salgados ou condimentados e alimentos ácidos.
Experimente uma dieta rica em alimentos neutros. Caso aftas doloridas interfiram na alimentação, experimente usar um canudinho para ingerir líquidos ou alimentos pastosos. Os alimentos que causam menos dor são: gelatina, iogurte, pudim, arroz e frango cozido.
No caso de episódios recorrentes ou aftas mais graves, o dentista pode prescrever uma pasta protetora para acelerar a cicatrização.
Fonte: Livro Alimentos Saudáveis Alimentos Perigosos, mdemulher
Nenhum comentário:
Postar um comentário