quarta-feira, 10 de julho de 2013

Síndrome do intestino irritável

Afligindo aproximadamente 20% das pessoas adultas, a Síndrome do Intestino Irritável (SII) normalmente se caracteriza por contrações musculares anormais no intestino, resultantes de um excesso ou de uma escassez de líquidos no cólon.
Os sintomas variam muito de pessoa a pessoa. Algumas apresentam diarreia, já outras sofrem de cólon espástico, com surtos alternados de diarreia e prisão de ventre, bem como dores abdominais, cãibras, inchaço abdominal, gases e náusea, principalmente após as refeições. Há ainda, outros sintomas como presença de muco nas fezes e a sensação de evacuação incompleta após o funcionamento do intestino. Algumas pessoas também se queixam de cansaço, ansiedade, dores de cabeça e depressão.
Não existem exames para comprovar a ocorrência da SII, que é diagnosticada depois que foram descartadas a colite, o câncer e outras doenças. Embora a síndrome possa ser provocada por uma intolerância ou uma alergia alimentar, ainda não existe uma causa específica. Pode ser intensificada por estresse e por problemas emocionais, mas não é um distúrbio de fundo psicológico. Fatores alimentares podem ter um papel importante e exacerbar ou acalmar a síndrome.
Pesquisas recentes indicam que talvez a causa da síndrome seja um crescimento bacteriológico anormal no intestino. Em um dos estudos, 78% dos portadores de SII tinham um crescimento anormal de bactérias no intestino delgado, e metade dos pacientes ficou curada da síndrome tomando antibióticos que controlaram o desequilíbrio.

Portadores da síndrome devem aprender a relaxar

É comum que o estresse exacerbe os sintomas da síndrome do intestino irritável. Portanto, é muito importante empenhar-se para aprender técnicas de relaxamento como meditação, ioga e biofeedback. Um psicoterapeuta poderá ajudar você a identificar os fatores de estresse da sua vida e a desenvolver melhores métodos para administrá-lo. O exercício físico pode ser uma boa terapia para portadores da síndrome, porque ajuda a reduzir o estresse. Pode também normalizar a função intestinal, caso haja prisão de ventre.

Caçando os agressores

O primeiro passo para aprender a controlar os sintomas da SII é identificar os alimentos prejudiciais. Manter um diário no qual se registra todos os episódios da SII, tudo o que se comeu, bem como as situações de estresse pode ajudar a identificar os possíveis culpados. Seu diário também deve contar com anotações sobre qualquer remédio ingerido, inclusive os suplementos. Um médico deve analisar esse diário para ajudar a identificar os principais fatores.

Dica

Tome uma ou dua pílulas de óleo de hortelã

Há muito tempo, a hortelã é um remédio usado para acalmar o trato digestivo. Para aliviar a SII, inúmeros adeptos da medicina natural recomendam tomar uma ou duas cápsulas de óleo de hortelã entre as refeições. No entanto, o óleo não deve ser tomado por pessoas que tenham a doença do refluxo ácido.

Mudanças na alimentação

Como a SII difere muito de pessoa a pessoa, é essencial desenvolver um regime personalizado para tratar os sintomas. Para começar, evite os alimentos que lhe são prejudiciais.
Faça várias refeições pequenas por dia em vez de refeições grandes. Isso pode ajudar a reduzir as contrações do cólon e a diarreia.
Coma devagar. Comer rápido aumenta a ingestão de ar, que promove gases intestinais irritantes. Além disso, os alimentos mal mastigados podem ser difíceis de digerir.
Beba muita água. Para manter um bom nível de líquidos, beba pelo menos de seis a oito copos de água ou de outro líquido por dia. Mas evite álcool e cafeína, pois irritam o intestino.
Evite os alimentos gordurosos. A maioria dos médicos desaconselha o consumo de frituras e de alimentos gordurosos, porque a gordura é o nutriente mais difícil de digerir. Muitas pessoas evitam comer alimentos que produzam gases.
Controle seu consumo de fibras. Produtos integrais e outros alimentos ricos em fibras podem ser um problema para os portadores de SII que sofram de diarreia crônica. Por outro lado, se o problema for prisão de ventre, a recomendação é uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes frescos, pães e cereais integrais, nozes e sementes e outros alimentos com alto teor de fibras. Evite usar laxantes sem interrupções, pois eles podem acarretar problemas de deficiências vitamínicas e nutricionais.
Evite o açúcar e o álcool. Sorbitol, lactilol, manitol e maltitol, substitutos do açúcar, são usados em uma variedade de alimentos e podem desencadear os sintomas da SII em alguma pessoas. Em outras, a lactose presente nos laticínios e a frutose podem exacerbar os sintomas.

Fonte: Livro Alimentos Saudáveis Alimentos Perigosos

Nenhum comentário:

Postar um comentário