domingo, 7 de julho de 2013

Goiaba


A goiaba é uma fruta tropical pequena oriunda do México e da América Central. Atualmente, é nativa do Caribe e da América do Sul, e é cultivada na Flórida, na Califórnia, no Havaí, no sudeste da Ásia e em partes da África. A fruta pode ser redonda, oval, com formato de pêra e pode variar de 2,5 a 10 cm de diâmetro. A casca fina pode ter uma cor que varia do verde-amarelado ao amarelo-claro e tem um gosto ligeiramente amargo. A cor da polpa pode variar de rosa escura  amarela, vermelha ou branca. As goiabas maduras são doces e exalam um aroma forte, que lembra um pouco o abacaxi ou a banana.
As goiabas contêm quase o dobro a mais de vitamina C do que a laranja. Uma goiaba média contém 165 mg de vitamina C, comparado com 75 mg da laranja fresca. Uma goiaba também contém 256 mg de potássio e 5 g de fibra, principalmente na forma de pectina, uma fibra solúvel que reduz o colestrol do sangue e auxilia as funções digestivas. A goiaba também é uma boa fonte de ácido fólico, fósforo e caroteno.
Aproximadamente, metade da goiaba é recheada com sementes duras e pequenas. As sementes da goiaba podem ser consumidas, embora algumas pessoas prefiram retirá-las. Se forem ingeridas, fornecem mais fibras e menor quantidade dos mesmos nutrientes encontrados na polpa.

Romeu e Julieta

É como é conhecida uma tradicional sobremesa mineira que agrada o paladar de brasileiros e turistas estrangeiros. A sobremesa é a simples combinação de uma fatia de goiabada - doce sólido ou pastoso feito da goiaba - e uma fatia de queijo-de-minas.

Benefícios no consumo de goiaba:

  • Excelente fonte de vitamina C.
  • Alto teor de pectina e de outros tipos de fibras dietéticas solúveis.
  • Contém boas quantidades de potássio e de ferro.
Desvantagem:
  • Os sulfitos presentes nas goiabas secas podem provocar uma crise de asma ou uma reação alérgica em pessoas suscetíveis.

Goiaba, uma fruta versátil

Como cada fruta fresca tem apenas 60 calorias, a goiaba é uma sobremesa prática, gostosa e que não engorda. Basta cortar a fruta ao meio, remover as sementes e servir a polpa. Borrifar um pouco de suco de limão por cima cria um ótimo contraste com seu sabor adocicado. Também pode-se remover as sementes, cortar a fruta em pedaços e servir em uma salada de frutas. O suco de goiaba com frutas cítricas ou com laranja é uma deliciosa bebida refrescante, ou uma sopa fria de verão. As goiabas verdes, levemente ácidas para serem comidas cruas, podem ser batidas no liquidificador com caldo de carne sem gordura, a fim de fazer um molho com baixas calorias para carnes e aves.

Procure por goiabas frescas em seu período de safra, que vai de janeiro a maio. Ao comprá-las, selecione sempre  fruta firme, mas não dura. A fruta está madura quando a casca cede um pouco a o ser pressionada. Como qualquer outra fruta, a goiaba fica mais saborosa quando amadurece no pé, mas as frutas verdes amadurecem em temperatura ambiente. Guardar a fruta em um saco de papel marrom junto a maçãs ou bananas acelera o processo de amadurecimento.
A cada dia, os supermercados oferecem mais produtos à base de goiaba - geleias, goiabada, goiaba cristalizada, polpa, goiaba seca. A goiaba em calda também é fácil de ser encontrada, mas geralmente é prepara com muito açúcar. A goiaba seca costuma ser preparada com sulfitos, que podem provocar reações alérgicas em pessoas suscetíveis. As goiabas desidratadas são moídas até virar pó, e adicionadas a sorvetes, balas e sucos de fruta para aumentar o sabor destes produtos.

Fonte: Livro Alimentos Saudáveis Alimentos Perigosos

Nenhum comentário:

Postar um comentário