terça-feira, 9 de julho de 2013

Indigestão e azia


Quase metade dos adultos sofre ocasionalmente de má digestão, mas algumas sofrem diariamente deste mal.     O sintoma mais frequente de má digestão é a azia, uma dor e uma queimação no peito que ocorre quando há refluxo dos ácidos do estômago e de outros conteúdos para o esôfago. Diferentemente do estômago, as paredes do esôfago não possuem uma camada protetora que produza muco, logo os ácidos provocam irritação e até úlcera. Obesidade e gravidez podem provocar azia devido ao aumento da pressão intra-abdominal, que tende a forçar os fluídos do estômago de volta para o esôfago. Outra possível causa deste problema é a hérnia de hiato.
Normalmente, a azia provocada por um fluxo pode ser controlada com algumas mudanças no estilo de vida. A começar pela adoção de uma alimentação sem muitas gorduras que equilibre proteínas, amido, legumes, verduras e frutas ricas em fibras (alimentos gordurosos demoram mais a serem digeridos e, consequentemente, reduzem a velocidade de esvaziamento do estômago). Café, mesmo descafeinado, assim como chá, refrigerantes de cola e outras fontes de cafeína aumentam a produção de ácidos. O mesmo efeito pode ter frutas e sucos ácidos. Não existem provas de que alimentos muito condimentados - exceção feita à pimenta-do-reino e a pimenta vermelha moídas - causem indigestão, mas as pessoas que após comerem uma refeição com alimentos condimentados sentirem um certo desconforto devem evitar esses condimentos. O refluxo piora com alimentos como chocolate ou hortelã, que relaxam o músculo esfíncter que liga o esôfago ao estômago.
Evite refeições grandes, principalmente no final do dia. Tente não comer duas horas antes de dormir. Procure ficar sentado depois das refeições. A posição deitada aumenta a pressão no estômago e provoca o refluxo. Pare de fumar. A nicotina relaxa o músculo esfíncter. Controle o álcool, limitando-se a uma taça de vinho ou a um copo de cerveja, esporadicamente.

O uso de antiácidos sem orientação médica para tratar da azia por meio da neutralização dos ácidos do estômago é bastante questionável. O problema não é o excesso de ácido, mas ácido no lugar errado. Se você acha que estes medicamentos ajudam, siga as recomendações e nunca faça um uso prolongado. "Bloqueadores da bomba de prótons", como o omeprazol, são medicamentos muito eficazes para tratar do refluxo de ácidos.

Fonte: Livro Alimentos Saudáveis Alimentos Perigosos

Nenhum comentário:

Postar um comentário