quarta-feira, 10 de julho de 2013

Infecção urinária


Também conhecida como cistite, a maioria das infecções do trato urinário (ITU) afeta a bexiga, mas algumas também podem atingir os rins, os ureteres (tubos que levam a urina para a bexiga) e a uretra (canal pelo qual a urina é expelida). Os sintomas mais frequentes são uma necessidade urgente de urinar, mesmo quando a bexiga não está cheia. O ato de urinar pode ser seguido de dor ou ardência e, nos casos mais graves, um pouco de sangramento. Pode, também, haver um pouco de febre e dor na região lombar inferior.
A maioria das infecções urinárias é provocada pela bactéria E. coli, organismo que vive no trato intestinal, mas que pode se alojar na bexiga. A clamídia, um organismo transmitido sexualmente, também pode ser responsável pelas ITU. As mulheres são mais propensas a infecções urinárias, porque a uretra feminina é mais curta do que a dos homens, e sua localização oferece uma porta de entrada bastante conveniente para as bactérias. Muitas mulheres desenvolvem a cistite de lua-de-mel, uma inflamação causada pela atividade sexual ou por uso de um diafragma de tamanho exagerado.

Dica: 

Beba sucos de frutas silvestres

Um estudo feito na Finlândia acompanhou 150 mulheres que tinham infecção urinária, mas não tomavam antibióticos. Descobriu-se que ao dar a estas mulheres um copo de suco de cranberry-lingonberry por dia, durante seis meses, reduziu de forma significativa a reincidência de ITU em comparação a um outro grupo de mulheres que recebiam placebo. Um outro estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition, mostrou que o consumo de frutas silvestres, principalmente framboesa, cranberry, morango e suco de groselha, de uma a três vezes por semana, estava relacionado com uma redução na reincidência de ITU, em comparação a beber sucos de frutas silvestres menos de uma vez por semana. Este mesmo estudo mostrou que as mulheres que consumiam laticínios fermentados, que contêm bactérias probióticas (como iogurte com lactobacillus ocidophillus) , também tiveram o risco reduzido.

O papel da alimentação

Os antibióticos são necessários para tratar as infecções urinárias bacterianas, mas a alimentação pode acelerar a cura e ajudar a prevenir a reincidência da doença.

  • Os médicos aconselham beber no mínimo oito a dez copos de líquidos por dia, com o objetivo de aumentar o fluxo de urina e eliminar o material infeccioso.
  • Evite café, chá, refrigerantes de cola e bebidas alcoólicas, porque estas bebidas aumentam a irritação da bexiga. Algumas pessoas acham que comidas condimentadas também afetam o trato urinário.
  • O suco de cranberry é um remédio caseiro, e é aprovado por pesquisas. O cranberry e o mirtilo contêm algumas substâncias que aceleram a eliminação da bactéria, ao evitar que fiquem grudadas nas paredes da bexiga.
  • A vitamina C ajuda a fortalecer o sistema imunológico, a combater a infecção e a acidificar a urina. O cálcio pode ajudar a reduzir a irritabilidade da bexiga.
  • O consumo de probióticos pode ser um bom aliado, pois inibem o crescimento de microrganismos que causam as ITU. Essas bactérias benéficas, encontradas em alguns iogurtes, também estimulam o crescimento da flora propícia no corpo, que pode ser prejudicada por uma terapia à base de antibióticos.
Táticas preventivas adicionais

Algumas precauções de higiene podem ajudar as mulheres a evitar a reincidência de ITU. Muitos médicos recomendam os seguintes procedimentos:
  • Use calcinhas largas e de algodão branco e meia-calça com ganchos de algodão.
  • Se usar diafragma, peça para seu médico indicar o tamanho certo. Um diafragma um pouco acima do tamanho adequado pode irritar a uretra e a bexiga.
  • Urine e tome um copo de água antes do ato sexual, e urine no máximo uma hora depois para limpar o trato urinário.
  • Depois de evacuar, limpe-se com movimentos de frente para trás, para reduzir o risco de levar bactérias do ânus para a uretra.
Fonte: Livro Alimentos Saudáveis Alimentos Perigosos

Nenhum comentário:

Postar um comentário