Atenção!
Não se deve tomar determinados medicamentos com suco de grapefruit. Compostos presentes no suco podem potencializar os esfeitos da droga, que provocam alguns efeitos adversos. Entre esses remédios estão a felodipina, um medicamento para baixar a pressão, bem como drogas para controlar a ansiedade, a depressão, a pressão alta, os lipídios elevados e outros. Como precaução, é melhor evitar tomar qualquer remédio com suco de grapefruit até ter perguntado a seu médico ou farmacêutico se é seguro fazê-lo.
Uma xícara de suco de grapefruit, sem açúcar, contém 95 mg de vitamina C, mais de 200% da IDR e a grande maioria dos demais nutrientes encontrados na fruta fresca. Antigamente, muitas pessoas descartavam o suco de grapefruit sem açúcar devido a sua acidez, mas podemos preparar um um suco natural muito saboroso e sem açúcar, ao optar pelas variedades rosa e vermelha.
Ao longo dos anos, diversas dietas da moda alegaram que o grapefruit é excepcional para queimar gorduras. Essa alegação é infundada, nenhum alimento é capaz dessa proeza. As pessoas que seguem a dieta do grapefruit emagrecem, porque não comem quase mais nada - prática que pode levar a deficiências nutricionais. Mesmo assim, o grapefruit é um ótimo alimento que deve fazer parte de qualquer bom programa de emagrecimento. Uma porção contém menos de 100 calorias, e seu alto teor de fibras sacia a fome.
Benefícios no consumo de grapefruit (Toranja):
- Excelente fonte de vitamina C e de potássio.
- As variedades rosa e vermelha contêm betacaroteno e licopeno, poderosos antioxidantes.
- O grapefruit possui poucas calorias.
- O grapefruit contém bioflavonóides e outras substâncias vegetais que protegem contra o câncer e as doenças do coração.
Desvantagens:
- Pode desencadear uma reação alérgica nas pessoas sensíveis a frutas cítricas.
- O suco de grapefriuit pode afetar a eficácia de alguns medicamentos.
Os grapefruits têm um alto teor de pectina, uma fibra solúvel que ajuda a reduzir o colesterol. Além disso, pesquisas recentes mostraram que os grapefruits contêm outras substâncias que previnem contra doenças. Os grapefruits rosa e vermelho, por exemplo, são ricos em licopeno, um antioxidante que, aparentemente, reduz o risco do câncer de próstata. Os pesquisadores ainda não conseguiram descobrir como funciona o mecanismo do licopeno, mas um estudo feito ao longo de seis anos em Harvard, que envolveu 48.000 médicos e outros profissionais da área da saúde, relacional a ingestão semanal de dez porções de alimentos enriquecidos com licopeno a uma redução da ordem de 50% no câncer de próstata.
Em vez da variedade branca, compre os grapefruits rosa ou vermelho. Os grapefruits rosa e vermelho têm alto teor de licopeno, um antioxidante relacionado a um menor risco de câncer de próstata.
Outas substâncias químicas protetoras encontradas nos grapefruits são ácido fenólico, que inibe a formação das nitrosaminas que causam o câncer; limonóides, terpenas e monoterpenas, que induzem a produção de enzimas que ajudam a prevenir o câncer; e bioflavonóides, que inibem a ação dos hormônios que promovem o crescimento do tumor.Algumas pessoas que sofrem de artrite reumatóide, lúpus e outras doenças inflamatórias descobriram que comer grapefruit todos os dias, aparentemente, ajuda a aliviar os sintomas destas doenças. Talvez isso se dê porque os fitoquímicos bloqueiam as prostaglandinas que causam a inflamação.
Provavelmente as pessoas que são alérgicas a outras frutas cítricas também terão algum tipo de reação ao grapefruit. A sensibilidade talvez seja provocada pela fruta em si ou por um óleo presente na casca.
Fonte: Livro Alimentos Saudáveis Alimentos Perigosos
Nenhum comentário:
Postar um comentário