segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Os benefícios das algas


Vantagens no consumo de algas

  • As algas são uma excelente fonte de iodo.
  • As algas fornecem grandes quantidades de minerais, incluindo cálcio, cobre, ferro, magnésio e potássio.
  • Alguns tipos de algas são ricas em vitaminas B e C, e betacaroteno.
Desvantagem 
  • Alguns tipos têm alta concentração de iodo.
Existem mais de 2500 variedades de algas, que englobam desde as algas que se formam em lagos, até as algas Kelp (alga marinha marrom mais comum) e outras plantas marinhas. Em geral, a alga é classificada de acordo com sua cor - marrom, vermelha, verde e azul-esverdeada. 
Um vegetal extremamente versátil e saboroso, a alga pode ser usada de diversas maneiras. No Japão, por exemplo, a alga representa 25% da alimentação. E é também utilizada para realçar o sabor de diversos pratos como saladas, sopas, carnes e pratos com frutos do mar. A alga Kelp do tipo Kombu é usada para dar sabor a sopas e caldos. A Wakame, outro tipo de alga Kelp, é servida no Japão frita ou como acompanhamento de sopas.
Outras culturas também recorrem as algas como parte de sua alimentação. Por exemplo, a alga Laver, uma alga vermelha conhecida como Nori pelos japoneses, é usada na Irlanda e no País de Gales para preparar o popular Laverbread. Já os escoceses usam uma alga chamada Dulse para fazer sopa. A alga vermelha Irish moss (musgo irlandês), uma importante fonte de carragenas, é usada no mundo industrializado para espessar produtos como molhos de salada.
Excelente fonte de diversos nutrientes essenciais, inclusive proteínas, a maioria das algas é uma fonte rica em iodo. Esta é uma substância importante para o organismo, pois participa da produção de hormônios que regulam o metabolismo do corpo por meio da glândula tireoide.
O conteúdo mineral de vários tipos de algas difere entre si, mas a grande maioria fornece cálcio, cobre, ferro, potássio e magnésio. Algumas algas também são ricas em betacaroteno, substância que se transforma em vitamina A. Dependendo do tipo de cozimento, os níveis desta substância variam.
Normalmente, as algas têm poucas calorias. Uma porção de 1/2 xícara de alga Kelp contém cerca de 50 calorias. A mesma porção também fornece 2 gramas de proteína e quase 200 mcg (microgramas) de ácido fólico (mais de 80% da Ingestão Diária Recomendada - IDR), 120 mg de magnésio (cerca de 46% da IDR), e um bom percentual de ferro e cálcio. Em comparação, uma porção de 1/2 xícara de alga Laver crua contém apenas 40 calorias, e fornece 6 gramas de proteína, 5200 UI de vitamina A - como betacaroteno - e 2 mg de ferro. No entanto, esse tipo de alga contém menos magnésio e cálcio do que a alga Kelp.
Manter as algas na alimentação requer atenção, pois sua maior desvantagem é a alta concentração de sódio. Uma porção de 1/2 xícara de alga Wakame crua contém aproximadamente 900 mg de sódio. Uma quantidade equivalente de espirulina seca rende mais de 1100 mg (a IDR de sódio para uma pessoa saudável não deve exceder 2400 mg); as mesmas quantidades das algas Kelp e Laver têm menos sódio, contendo 250 mg e 60 mg, respectivamente. Por isso, pessoas que fazem dieta de restrição de sal devem evitar pratos com algas marinhas.

Fonte: Livro Alimentos Saudáveis Alimentos Perigosos

Nenhum comentário:

Postar um comentário