terça-feira, 30 de outubro de 2012

Os benefícios da aveia


Vantagens no consumo de aveia

  • A aveia é excelente fonte de fibra solúvel.
  • Fonte de cálcio, ferro, manganês, folacina, vitamina E, tiamina, niacina, riboflavina e outras vitaminas do grupo B.
A aveia e outros produtos integrais à base de aveia, como o farelo de aveia e a aveia em flocos, são uma fonte saborosa, acessível, versátil e econômica de nutrientes e de fitoquímicos. Comumente usada como cereal matinal e em outros produtos de confeitaria, a aveia pode ser adicionada a muitos pratos, inclusive a bolo de carne, hambúrgueres, e bolos de peixe. Pode ser usada, também, para engrossar sopas e molhos ou ser salpicada sobre sobremesas com frutas. A aveia também tem efeitos benéficos sobre o colesterol, pressão arterial, níveis de açúcar no sangue, saciedade e saúde gastrointestinal.

Benefícios da aveia à saúde

O farelo de aveia é rico em betaglucano, uma fibra solúvel que pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol, podendo diminuir o risco de infartos. Para reduzir em 5% o colestrol no sangue e diminuir em 10% os riscos de ataques cardíacos, a pessoa precisa ingerir 3 gramas de betaglucano por dia. Essa quantidade de betaglucano é encontrada em uma xícara de farelo de aveia cozido, uma xícara e meia de aveia cozida ou três porções de aveia instantânea. Alguns estudos mostraram que a aveia não apenas diminui o colesterol LDL, mas também aumenta os níveis do bom colesterol, o HDL.
Além da redução do colesterol, o consumo regular de aveia pode reduzir o risco de doenças cardíacas em mulheres de outras formas. Mulheres que comiam aveia cinco vezes por semana ou mais tinham 29% a menos de risco de desenvolver essas doenças, segundo descoberta do Nurse's Health Study. A aveia contém uma mistura única de antioxidantes que evitam que o colesterol LDL (o mau colesterol) se oxide causando dano às artérias. Pesquisadores da Universidade de Yale descobriram que comer um pote grande de aveia pode melhorar a redução do fluxo sanguíneo que pode ocorrer depois de comermos uma refeição rica em gorduras.
A aveia tem um valor elevado da saciedade; isso significa que leva um longo tempo para ser digerida e, assim, a sensação de saciedade é mais duradoura. Acredita-se que tanto a proteína como as fibras da aveia contribuem para esse efeito. Em um estudo comparativo entre a aveia e um cereal em flocos com açúcar, pesquisadores descobriram que quem comia aveia no café-da-manhã consumia um terço a menos de calorias no almoço, portanto, tinham mais facilidade para manter o peso.
A aveia pode diminuir a pressão arterial. Um estudo desenvolvido em Minnesota examinou um grupo de pessoas que tomava remédio para pressão alta. Metade delas continuou a consumir 5 gramas de fibras solúveis por dia, o que correspondia a uma xícara e meia de aveia e um lanche à base de aveia, enquanto a outra metade comia cereais e um lanche com poucas fibras solúveis. As pessoas que estavam consumindo aveia mostraram uma diminuição significativa na pressão arterial.
A aveia também tem demonstrado ajudar na redução tanto do nível de açúcar no sangue como dos níveis de insulina, um fator importante no controle do diabetes. Estudos feitos com pessoas confirmam que a fibra solúvel da aveia reduz o açúcar no sangue e a insulina produzidas após as refeições tanto em pessoas saudáveis como em diabéticos.

Existem muitas variedades de aveia:

  • Farelo integral de aveia ou aveia integral são minimamente processados - apenas a casca externa é removida. É muito nutritiva, mas é massuda e precisa ser embebida e cozida por um longo tempo.
  • A aveia em flocos, também chamada de oatmeal, ou aveia antiga, é a aveia preparada no vapor, prensada e transformada em flocos para que cozinhe rapidamente.
  • A aveia instantânea consiste em flocos de aveia muito finos, pré-cozidos, que precisam apenas ser misturados a um líquido quente. Muitas vezes recebe aromatizantes e sal.
  • A farinha e o farelo de aveia são produzidos da seguinte forma: a aveia é vaporizada, flocada e peneirada para então ser triturada, gerando o farelo e a farinha de aveia.
Fonte: Livro Alimentos Saudáveis Alimentos Perigosos

Nenhum comentário:

Postar um comentário