domingo, 10 de fevereiro de 2013

Alimentos processados e de conveniência



Os Alimentos processados e de conveniência fornecem refeições à pessoas que não têm tempo para cozinhar. Muitos contêm gordura, sal e calorias em excesso.

Os avanços tecnológicos melhoraram sensivelmente a qualidade e a variedade dos alimentos processados. Refeições pré-cozidas embaladas a vácuo ou congeladas e prontas para ir ao forno de micro-ondas, purê de batatas, mingau e outros cereais instantâneos, comida de bebê em potinho, sopas, sobremesas e misturas para molhos em pacotes são apenas alguns dos alimentos que as pessoas usam para “poupar tempo”. Além deles, existem delicatéssens e restaurantes com comida “pra viagem” espalhados por toda parte.
Alguns críticos culpam a dependência cada vez maior dos alimentos de conveniência, que sempre contêm muita gordura e calorias, pelo fato de que cresce assustadoramente o número de pessoas acima do peso.
O fato é que os alimentos de conveniência chegaram para ficar. Entretanto, qualquer pessoa que adote as regras básicas no que se refere a variedade, moderação e equilíbrio, pode adaptar sua ingestão a uma alimentação saudável e nutritiva.



Alimentos de conveniência

Quase todo mundo consome algum tipo de alimento de conveniência, alimentos que exigem pouco ou nenhum preparo. As opções vão de cereais matinais instantâneos e produtos enlatados e pré-cozidos prontos para esquentar e servir. Em termos nutricionais, alguns desses produtos não se comparam à comida caseira, mas isso varia muito entre os alimentos. Sopas instantâneas contêm alguns legumes desidratados e muito aromatizantes, emulsificantes, aditivos e conservantes artificiais. Já as sopas preparadas em casa ou enlatadas são mais nutritivas e contêm menos aditivos. Normalmente, a maioria dos alimentos de conveniência tem mais açúcar, sal e gordura do que os preparados em casa.
As técnicas de processamento utilizadas podem eliminar as vitaminas e os minerais de alguns alimentos, mas existem algumas exceções em que os alimentos de conveniência são mais nutritivos do que seus equivalentes naturais. Legumes, verduras e muitas frutas colhidas e congeladas rapidamente, no que da estação, costumam ter mais vitaminas do que as que foram colhidas antes de estarem totalmente maduras. Esses são despachados para longe, e depois permanecem um longo tempo nas prateleiras dos supermercados. A maioria dos cereais e dos pães enriquecidos fornece mais nutrientes do que os preparados da maneira tradicional.
As exigências dos consumidores forçaram muitos fabricantes a melhorar a qualidade nutricional de seus produtos, a adicionar ingredientes saudáveis (por exemplo, cálcio no suco de laranja) ou a reduzir o teor de gordura, açúcar e sal em seus produtos. Embora algumas pessoas aleguem que os anúncios de alimentos com baixo teor de gordura, sem colesterol e light possam ser enganosos, um consumidor bem-informado, que sabe decifrar os rótulos dos alimentos, pode fazer opções bastante saudáveis.



O preço da conveniência

A maioria dos alimentos de conveniência é mais cara do que o custo total de seus ingredientes. Para muitas pessoas, entretanto, o custo extra é justificado pela economia de tempo e de trabalho. Ainda assim, os consumidores se preocupam com o valor nutricional de pratos congelados, de barras de cereais e de outros alimentos de conveniência. Para acabar com essas preocupações, atualmente alguns fabricantes estão produzindo alimentos especiais. Alguns deles têm poucas calorias e pouco sal, enquanto outros são projetados para atender às necessidades específicas de alguns grupos de pessoas, como aqueles com determinada alergia alimentar e diabéticos. É importante checar os rótulos e as listas de ingredientes. Além disso, produtos específicos para atender uma alimentação especial normalmente são mais caros de que os produtos comuns, embora seus componentes possam ser similares.
Combinar alimentos de conveniência com ingredientes frescos ajuda a economizar tempo e dinheiro, além de aumentar, também, o sabor e o valor nutricional. Por exemplo, você pode preparar uma refeição saborosa, nutritiva e rápida servindo uma entrada congelada acompanhada por uma salada de folhas frescas e legumes da estação.



Alimentos infantis

A maioria dos pais usa pelo menos um produto de conveniência quando começa a introduzir ingredientes sólidos na alimentação do bebê. Cereais instantâneos e potinhos de purê de frutas, legumes, verduras e carnes são certamente mais fáceis de preparar do que a sopinha feita em casa. Os alimentos de conveniência, que muitas crianças mais velhas preferem, é que são mais duvidosos. Os alimentos favoritos, como cachorro-quente e frio, são geralmente carregados de gordura, sal e conservantes. Os pudins instantâneos têm leite, mas também são ricos em açúcar, gorduras, aromatizantes artificiais e corantes.
Para as crianças, prefira os alimentos frescos. Frango é melhor do que cachorro-quente, iogurte é mais saudável que pudim, cereais de aveia integral ou granola com baixo teor de gordura são uma opção melhor do que os cereais adoçados.

Faça você mesmo alimentos de conveniência

Um número cada vez maior de cozinheiros está descobrindo que pode preparar seus próprios alimentos de conveniência – eles só precisam de um congelador e um pouco de planejamento. Em vez de jogar fora, transforme restos de comida, por exemplo, em uma refeição congelada que pode ser aquecida no micro-ondas dias depois. Essa prática também permite que você tenha controle sobre a quantidade de gordura, sal e outros ingredientes. Se você for prepara uma sopa ou um ensopado, dobre a receita e congele a porção extra. Da mesma forma, compre mais verduras e legumes frescos da estação, e congele-os para usar posteriormente. Certifique-se de datar as embalagens e de usar as mais antigas primeiro.



Dica: Uma salada fresca é o acompanhamento ideal

Ao preparar uma refeição composta basicamente por alimentos processados, como uma lasanha congelada, sempre sirva uma salada de folhas frescas como acompanhamento. Uma salada de folhas frescas fornece inúmeros nutrientes valiosos.

Fonte: Livro Alimentos Saudáveis Alimentos Perigosos

Nenhum comentário:

Postar um comentário