terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Os benefícios do amendoim para a saúde

O amendoim contém boa fonte de gorduras monoinsaturadas. Contém também potássio, tiamina, niacina, vitamina E, fósforo, magnésio, cobre, selênio e zinco.

Atenção!

O amendoim pode provocar reações alérgicas. Além disso, o mofo pode contaminar o amendoim e produzir aflatoxinas, que causam câncer.

Apesar do nome, o amendoim não é da família da amêndoa. É um grão da família das leguminosas como as lentilhas e os feijões. O amendoim, embora seja cultivado em regiões tropicais e subtropicais do mundo, é nativo do hemisfério ocidental. Acredita-se que as primeiras plantas de amendoim foram encontradas nos vales andinos da América do Sul. Hoje, os amendoins estão presentes em uma vasta gama de produtos e fazem parte da culinária no mundo inteiro.

O amendoim traz diversos benefícios para a saúde. É uma fonte barata de proteína e rico em gorduras monoinsaturadas, que ajudam a reduzir o "mau colesterol" (LDL). Uma porção de 30 gramas de amendoim (um punhado) contém 40 microgramas de ácido fólico, ou 16% da Ingestão Diária Recomendada (IDR), bem como boas quantidades de potássio, tiamina, niacina, vitamina E, fósforo, magnésio, cobre, selênio e zinco. O amendoim também contém resveratrol (a substância encontrada no vinho tinto), além de outros flavonóides e antioxidantes. Uma porção de 30 gramas de amendoim tem aproximadamente 160 calorias, logo, apesar dos benefícios à saúde, devemos comê-los com moderação.
Um número cada vez maior de estudos comprova que os efeitos benéficos do amendoim e das nozes se devem não apenas à sua composição de ácidos graxos, mas a outros nutrientes importantes, especialmente quando substituem alimentos menos saudáveis na dieta.



As nozes têm status de superalimento

Pesquisas demonstram que o amendoim pode reduzir o risco de doenças do coração, quando consumido regularmente. Um estudo recente comprovou que o consumo regular de alimentos ricos em gorduras monoinsaturadas - como o amendoim, a manteiga de amendoim e o azeite de oliva (além de uma alimentação pobre em gordura saturada) - reduz o colesterol em 10%, o colesterol LDL em 14% e o risco de doenças do coração em 21%. O Physicians Health Study e o Iwoa Women's Health Study demonstraram que existe uma relação entre os benefícios cardio-protetores e o consumo de amendoim e nozes.
Comer amendoim e nozes pode reduzir o risco de diabetes tipo 2 nas mulheres, segundo um estudo publicado no Journal of the American Medical Association. A redução do risco foi maior em pessoas que comiam nozes. Aquelas que nunca, ou quase nunca, ingeriam nozes não tiveram alteração no fator de risco, e aquelas que consumiam nozes cinco ou mais vezes por semana tinham um risco 27% menor.
Mulheres que consumiram manteiga de amendoim cinco vezes por semana ou mais tinham um risco 21% menor, se comparadas às mulheres que nunca, ou quase nunca, comiam manteiga de amendoim.

O amendoim também pode ajudar a controlar o peso. O amendoim e a manteiga de amendoim são conhecidos por saciar a fome, proporcionando uma sensação de saciedade por mais tempo do que os alimentos à base de carboidratos.
Um estudo recente mostrou que os participantes demoraram duas horas a mais para sentir fome após terem comido um lanche com amendoins ou manteiga de amendoim, em comparação com apenas 30 minutos, quando fizeram  outros tipos de lanches (como picles e bolinhos de arroz). Os participantes que comeram amendoim e manteiga de amendoim também consumiram menos calorias durante o dia.

As pesquisas também comprovaram que as pessoas que seguiram uma dieta no estilo mediterrâneo, com uma quantidade moderada de gordura, perderam mais peso e conseguiram mantê-lo por mais tempo do que as pessoas que seguiram uma dieta pobre em gordura. A alimentação com gordura moderada incentivou o consumo de gorduras monoinsaturadas como o amendoim, o azeite de oliva e outras nozes.
O amendoim pode provocar reações alérgicas em algumas pessoas. Os sintomas variam de um ligeiro formigamento na boca até urticária e, nos casos mais extremos, levam a choques anafiláticos - uma emergência que pode ser fatal.

Atenção: Mortes por asfixia estão sempre relacionadas a amendoim. Crianças pequenas e pessoas com dificuldade de mastigação não devem comer este tipo de alimento a não ser que sejam triturados.

Fonte: Livro Alimentos Saudáveis Alimentos Perigosos

Nenhum comentário:

Postar um comentário