domingo, 23 de dezembro de 2012

O que são bioflavonóides e seus benefícios para a saúde


Aparentemente, os bioflavonóides desempenham função de agentes antioxidantes e maximizam os efeitos antioxidantes da vitamina C. Acredita-se também serem fundamentais para uma função capilar adequada e alguns parecem ser antibióticos naturais e agentes anticancerígenos.

Os bioflavonóides são um grupo de substâncias fitoquímicas naturais que agem primariamente como pigmentos de plantas e aromatizantes. As subcategorias de bioflavonoides incluem isoflavonas, antocianidinas, flavonóis, flavonas e flavononas.

Onde os bioflavonóides são encontrados?

Os bioflavonóides são encontrados em uma grande variedade de alimentos. As flavanonas, por exemplo, estão presentes em frutas cítricas; as isoflavonas, em produtos da soja; as antocianidinas, no vinho; os flavans, na maçã e no chá; e a rutina no trigo-sarraceno. Outros alimentos ricos em bioflavonóides são: damasco, amora-preta, brócolis, melão-canta-lupo, cereja, toranja (grapefruit), uva, pimentão verde, mamão, ameixa, tomate, café e cacau.
Estudos desses compostos, ainda em andamento, estão se concentrando nos seus efeitos potenciais de promoção da saúde:

  • Os capilares são vasos sanguíneos muito permeáveis que permitem que oxigênio, hormônios, nutrientes e anticorpos presentes no fluxo sanguíneo penetrem em células individuais. Se as paredes dos capilares forem frágeis, o sangue também penetrará nas células. Isso pode resultar em hematomas, hemorragia cerebral e na retina, sangramento de gengiva e outras complicações. Os bioflavonóides fortalecem as paredes dos capilares, mantendo o grau adequado de permeabilidade.
  • Pesquisas recentes indicam que alguns bioflavonóides são inibidores que previnem a formação de coágulos sanguíneos. Esses bioflavonóides podem ser úteis no tratamento de flebites e de outros distúrbios de coagulação.
  • Acredita-se que os bioflavonóides previnem doenças cardíacas. O resveratrol e a quercetina, bioflavonóides presentes na casca da uva, reduziriam os riscos de doenças cardíacas em consumidores moderados de vinho.
  • Muitos bioflavonóides defendem as células de danos provocados por radicais livres, moléculas instáveis que se formam quando o corpo usa oxigênio. Alguns bioflavonóides são usados como conservantes de alimentos para impedir a oxidação das gorduras. Outros aumentam a ação antioxidante dos nutrientes.
  • Os bioflavonóides acentuam a ação da vitamina C. Ambos estão presentes nos mesmos alimentos, portanto, o corpo os metaboliza de modo similar. Essa semelhança levou pesquisadores a formularem a teoria de que algumas funções atribuídas à vitamina C são realizadas pelos bioflavonóides. Outros acreditam que ambos trabalham de maneira sinérgica.
  • Substâncias cancerígenas podem ser bloqueadas pelos bioflavonóides. Estudos de laboratório indicam que alguns bioflavonóides bloqueiam ou desaceleram o crescimento de células malignas.
Usos potencialmente terapêuticos

Atualmente, muitos bioflavonóides estão sendo estudados para usos potencialmente terapêuticos:
  • A hesperidina, um bioflavonóide presente na flor e na casca da laranja, do limão e de várias outras frutas cítricas, está sendo utilizada para tratamentos de hematomas simples e outras complicações relacionadas a sangramentos.
  • A rutina, encontrada em folhas de trigo-sarraceno e em outras plantas, está sendo estudada para tratar glaucoma e sangramentos na retina de diabéticos, exposição à radiação e hemofilia.
  • A quercetina, presente na maçã, cebola, chá, vinho tinto, uva, framboesa, frutas cítricas, cereja e em outros alimentos, está sendo estudada para melhorar o funcionamento dos pulmões, e também para reduzir o risco de algumas doenças respiratórias, como a asma, a bronquite e o enfisema. Também pode auxiliar no tratamento ou na prevenção do câncer de próstata.
Exigências alimentares

A tabela IDR não estabelece valores para bioflavonóides, mas estudos demonstram que se uma alimentação contiver frutas, legumes e verduras suficientes para fornecer 60 mg de vitamina C, fornecerá também uma quantidade adequada de bioflavonóides.

Fonte: Alimentos Saudáveis Alimentos Perigosos

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Os benefícios da batata

A batata é boa fonte de vitaminas C e B6, de potássio e de outros minerais. É um alimento de baixo custo, nutritivo, rico em amido e que satisfaz o apetite. A casca da batata é rica em fibras.

Atenção: batatas verdes e brotadas podem conter solanina, uma substância potencialmente tóxica.

Embora muitas vezes associada à Irlanda, a batata é nativa dos Andes, e foi cultivada inicialmente por índios há pelo menos 4000 anos. Exploradores espanhóis introduziram a batata na Europa no século XVI, e ela se tornou fonte básica de alimento das camadas mais pobres da população. Hoje, a batata é cultivada em todo o mundo; de fato, é a maior e, em termos econômicos, a mais importante plantação de vegetais do mundo.
Existem diversas variedades de batatas, mas o inhame e a batata-doce não estão entre elas. Não têm nem mesmo parentesco com a batata comum, que pertence à família das solanáceas, e é parente dos pimentões e do tomate.



A batata é incrivelmente nutritiva e pobre em calorias. Quando ingerida com a casca, é rica em carboidratos complexos e fibras. Uma batata média assada (com casca) fornece 25 mg de vitamina C, que representa mais de 50% da Ingestão Diária Recomendada (IDR), e ainda uma boa quantidade de vitamina B6, tiamina, niacina, magnésio, 800 mg de potássio e uma quantidade moderada de zinco. A casca da batata é rica em ácido clorogênico, uma substância fitoquímica com propriedades anticancerígenas.
A batata apresenta um Índice Glicêmico (IG) relativamente alto, o que pode ser um problema para diabéticos ou pessoas que estejam seguindo uma dieta de baixo IG. O modo de preparo das batatas tem papel fundamental para determinar o seu IG. Uma batata cozida tem o índice de 58; uma batata assada tem 60 e um purê de batata tem IG de 74. As batatas menos maduras são digeridas mais lentamente do que as maduras.

Muitas pessoas acham que a batata engorda, mas, de fato, ela só engorda se for frita ou servida com manteiga ou com grande quantidade de molhos. Uma batata média assada ou cozida contém, de 120 a 150 calorias, uma pequena quantidade de proteínas e pouquíssima gordura. A mesma batata, se servida sob a forma de batata chips, pode conter de 450 a 500 calorias e mais de 35 gramas de gordura. E 115 gramas frita contêm cerca de 300 calorias e de 15 a 20 gramas de gordura. Uma xícara e meia de purê de batata fornece cerca de 120 calorias, comparadas às 355 de uma xícara de batatas gratinadas e com molho. Batata frita e outras batatas processadas são quase sempre ricas em sal.
Ao preparar a batata, é preferível não descascá-la, pois é a casca que contém as fibras, e muitos outros nutrientes se localizam perto de sua superfície. O melhor é esfregá-la na água com uma esponja vegetal. Se você tiver de descascá-la, tente remover uma camada bem fina. Logo após fatiada e descascada, a batata crua perde a cor se ficar exposta ao oxigênio. Portanto, cozinhe-a imediatamente ou coloque-a na água com vinagre e suco de limão. Assar, cozinhar no vapor ou no microondas preserva a quantidade máxima de nutrientes. Para evitar que a batata estoure, fure a casca com um garfo antes de cozinhá-la, mesmo que use o microondas. Coloque pouca água e cozinhe em panela tampada, pois alguns nutrientes, sobretudo a vitamina C, perdem-se durante a fervura. Para resgatar alguns desses nutrientes perdidos, adicione a água da batata a molhos e sopas.



Ao comprar batatas, procure aquelas com poucos olhos e sem manchas escuras. Evite também as que tenham casca esverdeada. Remova todos os brotos, pois podem dar um gosto amargo à batata e conter solanina, uma substância tóxica que pode causar diarreia, cólicas e fadiga.
Guarde a batata em local fresco e sem exposição à luz, mas não na geladeira. Temperaturas abaixo de 7 graus convertem o amido em açúcar deixando a batata com um gosto estranho. Não a guarde com cebolas, pois os ácidos presentes na cebola ajudam na decomposição da batata e vice-versa.

Fonte: Livro Alimentos Saudáveis Alimentos Perigosos